Mapeamento da vegetação e usos das terras da floresta nacional de Ipanema, Iperó/SP
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2003.123793Palavras-chave:
FLONA de Ipanema, unidade de conservação, vegetação potencial, usos das terras, plano de gestãoResumo
Visando contribuir para o Plano de Gestão (Manejo) da Floresta Nacional de Ipanema (FLONA), o presente trabalho objetivou espacializar sua vegetação potencial e realizar o mapeamento da vegetação e usos atuais das terras, oferecendo subsídios básicos para seu planejamento ambiental. Para tanto, elaboramos um croqui, espacializando a vegetação potencial da FLONA, utilizando: as descrições da paisagem de viagens de naturalistas (Saint-Hilaire, Spix e Martius) ao Brasil, no século XIX; estudos mais recentes sobre a vegetação da FLONA; e a caracterização edáfica da área apresentada pela Carta de Solos da Fazenda Ipanema (escala 1:10.000). Organizamos ainda, com base na interpretação de fotos aéreas (escala 1:25.000 - Terrafoto, 1972) e verificações de campo, o mapa de Vegetação e Usos Atuais das Terras (na escala 1:50.000). Com base nos conceitos de clímax climático e clímaces edáficos concluímos que a vegetação potencial da FLONA seria de floresta estacionai semidecidual com exemplares de florestas ombrófilas densa e mista e com manchas das diversas fisionomias de cerrado, limitadas em seu desenvolvimento pela ação do fogo, que no passado teria causas naturais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2003-06-09
Como Citar
FÁVERO, O. A.; NUCCI, J. C.; DE BIASI, M. Mapeamento da vegetação e usos das terras da floresta nacional de Ipanema, Iperó/SP. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), [S. l.], v. 7, n. 1, p. 47-57, 2003. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2003.123793. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/123793. Acesso em: 2 fev. 2023.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).