Mapeamento da vegetação e usos das terras da floresta nacional de Ipanema, Iperó/SP

Autores

  • Oriana Aparecida Fávero Universidade Presbiteriana Mackenzie Universidade São Judas Tadeu
  • João Carlos Nucci Universidade Federal do Paraná
  • Mário De Biasi Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Geografia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2003.123793

Palavras-chave:

FLONA de Ipanema, unidade de conservação, vegetação potencial, usos das terras, plano de gestão

Resumo

Visando contribuir para o Plano de Gestão (Manejo) da Floresta Nacional de Ipanema (FLONA), o presente trabalho objetivou espacializar sua vegetação potencial e realizar o mapeamento da vegetação e usos atuais das terras, oferecendo subsídios básicos para seu planejamento ambiental. Para tanto, elaboramos um croqui, espacializando a vegetação potencial da FLONA, utilizando: as descrições da paisagem de viagens de naturalistas (Saint-Hilaire, Spix e Martius) ao Brasil, no século XIX; estudos mais recentes sobre a vegetação da FLONA; e a caracterização edáfica da área apresentada pela Carta de Solos da Fazenda Ipanema (escala 1:10.000). Organizamos ainda, com base na interpretação de fotos aéreas (escala 1:25.000 - Terrafoto, 1972) e verificações de campo, o mapa de Vegetação e Usos Atuais das Terras (na escala 1:50.000). Com base nos conceitos de clímax climático e clímaces edáficos concluímos que a vegetação potencial da FLONA seria de floresta estacionai semidecidual com exemplares de florestas ombrófilas densa e mista e com manchas das diversas fisionomias de cerrado, limitadas em seu desenvolvimento pela ação do fogo, que no passado teria causas naturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Oriana Aparecida Fávero, Universidade Presbiteriana Mackenzie Universidade São Judas Tadeu

Bióloga, mestra em Geografia Humana (DG-FFLCH/USP) e professora das Universidades Presbiteriana Mackenzie (UPM) e São Judas Tadeu (USJT).

João Carlos Nucci, Universidade Federal do Paraná

Biólogo, doutor em Geografia Física (DG-FFLCH/USP) e professor da Universidade Federal do Paraná

Mário De Biasi, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Geografia

Geógrafo, doutor em Geografia Humana (DG-FFLCH/USP) e professor de Cartografia do DG-FFLCH/USP

Downloads

Publicado

2003-06-09

Como Citar

FÁVERO, O. A.; NUCCI, J. C.; DE BIASI, M. Mapeamento da vegetação e usos das terras da floresta nacional de Ipanema, Iperó/SP. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), [S. l.], v. 7, n. 1, p. 47-57, 2003. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2003.123793. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/123793. Acesso em: 6 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos