exploração dos ecossistemas dos manguezais enquanto apropriação do espaço na cidade de Angoche
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2004.123893Palavras-chave:
Ecossistema dos mangais, uso, comunidade local, apropriação do espaço, cidade de AngocheResumo
O artigo apresenta uma reflexão sobre a relação entre a população e os recursos naturais, com enfoque específico no ecossistema dos mangais. Descreve algumas práticas da vida quotidiana e que caracterizam a exploração dos mangais na cidade de Angoche; daí parte para uma reflexão em torno dos processos de produção do espaço: a apropriação do espaço. O artigo revela a importância desta categoria de análise para a compreensão das dinâmicas correntes na relação população e recursos naturais.
Downloads
Referências
BARROW, C.J., Land degradation: development and breakdown of terrestrial environments. Great Britain: Cambridge University, 1991.
BAIA, A. H. M., Uma contribuição para a Análise da Degradação do Ecossistema dos Mangais: o caso de Nhangau. Dissertação, Licenciatura, UEM, Maputo, 1998. 60pp.
CHAPMAN, V.J., Mangrove Vegetation. Germany: J. Cramer, 1975.
COUTO, A., Efeitos de Mudanças Geomorfológicas numa Comunidade de Mangai na Ilha dos Portugueses. Dissertação, Licenciatura, UEM, Maputo, 1993. 60pp.
DNFFB/MADER, Lei de Florestas e Fauna Bravia. Lei n. 10/99 de 7 de Julho. Maputo, 1999.
ECKHOLM, E. P., Down to Earth, Environmental and Human Needs, New Delhi: East West, 1982.
ENGLISH, P.W. e MAYFEILD, R.C. (1972), Man, Space and Environment: Concepts in Contemporary Human Geography, London: Oxford University, 1972.
HATTON, Je MASSINGA, A. The Natural Resources of Mecufi District'.Projecto de Gestão Costeira de Mecufi. Moçambique, 1994.
LEFEBVRE, H. The Production o f Space, Oxford: Blackwell, 1991.
LEFEBVRE, H., A Re-produção das Relações de Produção, Porto: Escorpião, 1973.
MARX, K., O Capital, Crítica da Economia Política, 3 ed., São Paulo: Nova Cultural, 1988.
MICOA, Programa Nacional de Gestão Ambiental,Maputo, 1996.
NEGRÃO, J. et aI, A participação das comunidades na gestão dos recursos naturais. Projecto COMRES, Maputo: CEA, 1996.
SANTOS, M. , Espaço e Sociedade: Ensaios. Petrópolis: Vozes, 1979. Sites: FELDMAN, S., "Household Crafts and Rural Industry in the Sundarbans: Extrapolation from Existing Bangladesh Data "In: http://www.Sundarbans.org
MCCARTHY, F., "The Role of Foreign Assistance and Commercial Interest in the Exploitation of the Sundarbans". In http://www.Sundarbans.org
TIMBERG, T. A. "Sundarbans - Goods", Markets, and Value. In: http://www.Sundarbans.org
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2004 Alexandre H. M. Baia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).