A produção do pensamento sobre a metrópole e o metropolitano pela escola de geografia urbana de São Paulo: o lugar de Sandra Lencioni

Autores

  • Eudes Leopoldo Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2016.124497

Palavras-chave:

Região, Metrópole, Metropolização, Sandra Lencioni, Escola de geografia urbana de São Paulo

Resumo

A chamada escola de geografia brasileira pode ser considerada não como uma escola nacional clássica, mas como “uma escola com escolas”. Nesta perspectiva, compreende-se a constituição da escola de geografia urbana de São Paulo como uma das correntes mais importantes na escola de geografia brasileira, desenvolvida com base na produção de um pensamento sobre a cidade e o urbano, que se desloca para um pensamento sobre a metrópole e o metropolitano. Entre as expoentes, destaca-se uma síntese das contribuições científicas de Sandra Lencioni, especialmente sobre a teoria da região e a problemática metropolitana, e seus aportes à construção da escola de geografia urbana de São Paulo, à constituição da geografia brasileira e à produção do conhecimento geográfico universal.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eudes Leopoldo, Universidade de São Paulo
    Doutorando em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP) e Pesquisador do Laboratório de Estudo Regionais em Geografia (LERGEO).

Referências

ABREU, M. Sobre Milton Santos e sobre a crescente auto-estima da geografia brasileira. SOUZA, M. (org.). O mundo do cidadão, um cidadão do mundo. São Paulo: Hucitec, 1996.

CARLOS, Ana Fani. A Condição Espacial. São Paulo: Contexto, 2011.

CARLOS, A. A “ilusão da transparência do espaço e a “fé cega” no planejamento urbano: os desafios de uma geografia urbana crítica. Cidades, vol. 6, n. 10, 2009.

CARLOS, A. A Geografia brasileira, hoje: algumas reflexões. Terra Livre, n. 18, 2002.

CARLOS, A. Espaço-Tempo na Metrópole: a fragmentação da vida cotidiana. São Paulo: Contexto, 2001.

CARLOS, A. “Novas” contradições do espaço. In: DAMIANI, A.; CARLOS, A.; SEABRA, O. (orgs.). O Espaço no Fim de Século: a nova raridade. São Paulo: Contexto, 1999.

CARLOS, A. A Mundialidade do Espaço. In: MARTINS, J. (org.). Henri Lefebvre e o Retorno a Dialética. São Paulo: Hucitec, 1996.

CARLOS, Ana Fani; LENCIONI, Sandra. O “regional” no Boletim Paulista de Geografia. Anais do 4º Congresso Brasileiro de Geógrafos, AGB, São Paulo, 1984.

CARLOS, Ana Fani; LENCIONI, Sandra. A categoria “Formação Econômica da Sociedade” na análise geográfica. Borrador, n. 1, 1982.

CARLOS, Ana Fani; LENCIONI, Sandra. A apropriação capitalista do espaço geográfico. Anais do 4º Encontro Nacional de Geógrafos, AGB, Rio de Janeiro, 1981.

CARLOS, Ana Fani. Reflexões sobre o espaço geográfico. Dissertação (Mestrado em Geografia Humana). Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. São Paulo, 1979.

CORRÊA, Roberto Lobato. Região e Organização Espacial. São Paulo: Ática, 1986.

DAMIANI, Amélia. Urbanização crítica e produção do espaço. Cidades, vol. 6, n. 10, 2009.

DAMIANI, Amélia Luisa. A metrópole e a indústria: reflexões sobre uma urbanização crítica. Terra Livre, v. 15, São Paulo, 2000.

DAMIANI, Amélia Luisa. As contradições do espaço: da lógica (formal) à (lógica) dialética, a propósito do espaço. In: DAMIANI, Amélia Damiani; CARLOS, Ana Fani; SEABRA, Odette (orgs.). O Espaço no Fim de Século: a nova raridade. São Paulo: Contexto, 1999a.

DAMIANI, Amélia Luisa. A crise da cidade: os termos da urbanização. In: DAMIANI, Amélia Damiani; CARLOS, Ana Fani; SEABRA, Odette (orgs.). O Espaço no Fim de Século: a nova raridade. São Paulo: Contexto, 1999b.

DAMIANI, Amélia Luisa. População e Geografia. São Paulo: Contexto, 1991.

FERNANDES, Florestan. A Revolução Burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica. [1ª ed., 1974]. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.

GEORGE, P. Problemas, Doutrina e Método. In: GEORGE, P.; GUGLIELMO, R.; LACOSTE, Y.; KAYSER, B. (orgs.). A Geografia Ativa. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1968.

GOMES, P. O conceito de região e sua discussão. In: CASTRO, I.; CORRÊA, R.; GOMES, P. (orgs.). Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995.

GOTTMANN, Jean. Megalopolis or the Urbanization of the Northeastern Seaboard. Economic Geography, Vol. 33, N. 3, 1957.

HAESBAERT, Rogério. Regional-Global: dilemas da região e da regionalização na geografia contemporânea. Rio de Janeiro: Bertrand, 2010.

HAESBAERT, Rogério. A noção de rede regional: reflexões a partir da “migração” gaúcha no Brasil. Território, n. 4, 1998.

HAESBAERT, Rogério. Rio Grande do Sul: uma proposta de regionalização. Boletim Gaúcho de Geografia, n. 10, 1983.

HARVEY, David. A Justiça Social e a Cidade. [1ª ed., 1973]. São Paulo: Hucitec, 1980.

KAYSER, B. A região como objeto de estudo da geografia. In: GEORGE, P.; GUGLIELMO, R.; LACOSTE, Y.; KAYSER, B. (orgs.). A Geografia Ativa. São Paulo: DEL, 1968.

KAYSER, B.; GEORGE, P. A região como objeto de intervenção. In: GEORGE, P. et all. (orgs.). A Geografia Ativa. São Paulo: DEL, 1968.

LACOSTE, Yves. A Geografia – isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. [1ª ed., 1985]. Campinas, SP: Papirus, 1988.

LEFEBVRE, Henri. The Production of Space. [1ª ed., 1974]. New York: Blackwell, 1991.

LEFEBVRE, Henri. La revolución urbana. Madrid: Alianza, 1972.

LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. [1ª ed., 1968]. São Paulo: Centauro, 2001.

LENCIONI, Sandra. Metropolização do espaço e a constituição de megarregiões. In: FERREIRA, Álvaro; RUA, João; MATTOS, Regina Célia de (Orgs.). Desafios da Metropolização do Espaço. Rio de Janeiro: Consequência, 2015.

LENCIONI, S. O urbano-metropolitano: um desafio ao conhecimento e à governança (mimeo). São Paulo, 2014.

LENCIONI, S. Redes, coesão e fragmentação do território metropolitano. Scripta Nova, vol. XIV, n. 331, 2010.

LENCIONI, S. Impasses da gestão metropolitana nas regiões de Buenos Aires, São Paulo e Santiago. Scripta Nova, vol. XII, n. 270, 2008.

LENCIONI, S. Condições gerais de produção: um conceito a ser recuperado para a compreensão das desigualdades de desenvolvimento regional. Scripta Nova, n. 245, 2007.

LENCIONI, S. Da Cidade e sua Região à Cidade-região. In: SILVA, J.; LIMA, L.; ELIAS, D. (orgs.). Panorama da Geografia Brasileira I. São Paulo: Annablume, 2006a.

LENCIONI, S. Memorial. Departamento de Geografia, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2006b.

LENCIONI, S. Uma nova determinação do urbano: o desenvolvimento do processo de metropolização do espaço. In: CARLOS, A.; LEMOS, A. (orgs.). Dilemas urbanos: novas abordagens sobre a cidade. São Paulo: Contexto, 2003.

LENCIONI, S. Região e Geografia. São Paulo: Edusp, 1999a.

LENCIONI, S. Região e Geografia. A Noção de Região no Pensamento Geográfico. In: CARLOS, Ana Fani (Org.). Novos Caminhos da Geografia. São Paulo: Contexto, 1999b.

LENCIONI, S. Reestruturação Urbano-Industrial: Centralização do Capital e Desconcentração da Metrópole de São Paulo. A Indústria Têxtil. Tese (Doutorado em Geografia Humana). Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. São Paulo, 1991.

LENCIONI, S. Agricultura e Urbanização: A capitalização no campo e a transformação da cidade. Jardinópolis, o estudo de um lugar. Dissertação (Mestrado em Geografia Humana). Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. São Paulo, 1985.

LENCIONI, Sandra; CARLOS, Ana Fani. Alguns elementos para a discussão do espaço geográfico como mercadoria. Borrador, n. 1, 1982.

LEOPOLDO, Eudes. The space in transition: from urban-industrial economy to metropolitan-financial economy. In: MOORE CHERRY, Niamh; PIÑEIRA MARTIÑAN, Maria José (org.). Adressing Complex Urban Challenges: social, economic and cultural transformations in the city. Santiago de Compostela: IDEGA/USC, 2015.

MARTINS, José de Souza. O Cativeiro da Terra. São Paulo: Hucitec, 1986.

MARTINS, José de Souza. Apresentação. In: MARTINS, José de Souza (org.). Henri Lefebvre e o Retorno a Dialética. São Paulo: Hucitec, 1996.

MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. Vol. I. [1ª ed., 1867]. 2. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1985.

MASSEY, Doreen. Regionalism: some current issues. Capital and Class, vol. 6, 1978.

OLIVEIRA, Francisco de. Elegia para uma Re(li)gião: SUDENE, Nordeste, Planejamento e Conflitos de Classes. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

SALGUEIRO, Tereza. Tendências da urbanização em Portugal. SOUZA, Maria Adélia (org.). O mundo do cidadão, um cidadão do mundo. São Paulo: Hucitec, 1996.

SANTOS, Milton. Por uma geografia nova: da crítica da geografia à uma geografia crítica. São Paulo: Hucitec, 1978.

SANTOS, Milton. A cidade nos países subdesenvolvidos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1965.

SCOTT, Allen; AGNEW, John; SOJA, Edward; STORPER, Michael. Cidades-regiões globais. Espaço & Debates, nº 41, 2001.

SEABRA, Odette. Geografia urbana que fazemos. Revista do Departamento de Geografia, volume especial 30 anos, 2012.

SEABRA, Odette. Metropolização: a reprodução do urbano na crise da sociedade do trabalho. Cidades, vol. 6, n. 10, 2009.

SEABRA, Odette. A Insurreição do Uso. In: MARTINS, José de Souza (org.). Henri Lefebvre e o Retorno a Dialética. São Paulo: Hucitec, 1996.

SEABRA, Odette. A muralha que cerca o mar: uma modalidade de uso do solo urbano. Dissertação (Mestrado em Geografia Humana). Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. São Paulo, 1979.

SILVA, José Borzachiello da. França e Escola Brasileira de Geografia: verso e reverso. Fortaleza: Edições UFC, 2012.

SILVEIRA, Maria Laura. O espaço geográfico: da perspectiva geométrica à perspectiva existencial. Geousp, n. 19, 2006.

SOJA, Edward. Para além da postmetropolis. Revista UFMG, vol. 20, n. 1, 2013.

SOJA, E. Regional Urbanization and the End of the Metropolis Era. In: BRIDGE, G.; WARSON, S. (orgs.). The New Blackwell Companion to the City. New York: Blackwell, 2011.

VIDAL DE LA BLACHE, Paul. Princípios de Geografia Humana. [1ª ed., 1921]. Lisboa: Cosmos, 1954.

Downloads

Publicado

2016-12-07

Edição

Seção

Dossiê Sandra Lencioni

Como Citar

A produção do pensamento sobre a metrópole e o metropolitano pela escola de geografia urbana de São Paulo: o lugar de Sandra Lencioni. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), [S. l.], v. 20, n. 3, p. 498–517, 2016. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2016.124497. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/124497.. Acesso em: 29 mar. 2024.