A expansão da securitização imobiliária: uma prospecção a partir da cidade de Ribeirão Preto/SP

  • Everaldo Santos Melazzo Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Tecnologia http://orcid.org/0000-0002-1702-7010
  • Marlon Altavini de Abreu Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Tecnologia
Palavras-chave: Securitização, Ativos imobiliários, Dinâmica Imobiliária, Cidades Médias, Ribeirão Preto/SP.

Resumo

Este artigo analisa a disseminação de mecanismos de securitização de ativos de base imobiliária, contextualizando-a no crescente processo de transformação da terra, da habitação e da cidade em ativos financeiros que, a partir da antecipação de rendas futuras (principalmente fundiárias), alimenta circuitos por onde circulam e se valorizam diferentes capitais. O termo disseminação é aqui tratado em três vertentes: a primeira, ao se debruçar sobre o caso da cidade de Ribeirão Preto/SP, amplia o debate para a identificação dos processos analisados em cidades médias e não exclusivamente em realidades metropolitanas como parte da literatura nacional e internacional insiste em focar; a segunda, ao constatar que tais processos, antes restritos a vetores seletivos de valorização imobiliária na cidade, tem se disseminado espacialmente em direção a diferentes áreas e bairros da cidade, capturando para sua lógica aqueles que anteriormente eram considerados como de baixas liquidez e inserção no mercado imobiliário e, a terceira, ao constatar a presença cada mais significativa de imóveis residenciais no conjunto dos bens imobiliários securitizados. Além de reforçar a convicção sobre um paulatino e crescente processo de transformação cada vez mais intenso da terra e da habitação em ativos de valor, distancia-os cada vez mais do significado de direito à cidade que seu acesso pode significar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Everaldo Santos Melazzo, Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente e Programa de Pós-Graduação em Geografia.

Marlon Altavini de Abreu, Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Tecnologia

Programa de Pós-Graduação em Geografia. FCT/Unesp.

Referências

ABREU, M. A. O mercado imobiliário em Londrina e Ribeirão Preto: análise comparativa do processo de estruturação intraurbano. Relatório de qualificação (Mestrado) - Curso de Geografia, Geografia, Fct - Unesp, Presidente Prudente, 2014.

BARCELLA, Bruno L. S. O mercado de terras urbanas e seu papel na produção e transformação do espaço urbano em cidades médias: Os casos de Ribeirão Preto/SP e São Carlos/SP. Monografia (Conclusão de Curso em Geografia). Universidade Estadual Paulista/Faculdade de Ciências e Tecnologia – FCT/UNESP Câmpus de Presidente Prudente, 2015.

BARCELLA, Bruno L. S. O mercado fundiário em Ribeirão Preto/SP: processos e agentes, preços e localizações. Caminhos de Geografia, Uberlândia s.l.], v. 18, n. 62, 161-173,. 2017.

BOTELHO, Adriano. O urbano em fragmentos. A produção do espaço e da moradia pelas práticas do setor imobiliário. São Paulo: Annablume; FAPESP, 2007.

CIBRASEC. Termo de securitização de créditos imobiliários. CIBRASEC, 2006, 2009 E 2012 (Disponível em: http://www.cibrasec.com.br/emissoes.asp).

FIX. M. São Paulo cidade global. Fundamentos financeiros de uma miragem. São Paulo: Boitempo, 2007.

FIX, M. Financeirização e transformações recentes no circuito imobiliário no

Brasil. Tese (Doutorado em Economia). Unicamp: Campinas/SP. 2011.

HAILA, A. Land as a financial asset: The theory of urban rent as a mirror of economic transformation. Antipode 20:2, 79 – 102, 1988.

HAILA, A. The theory of land rent at the crossroads. Environment and Planning D: Society and Space, volume 9, 276 – 296. 1990.

HARVEY, D. Los limites del capitalismo y la teoria marxista. Mexico DF: Fondo de Cultura Economica, 1990.

MELAZZO, E.S. Interações, combinações e sinergias: produção do espaço urbano, dinâmicas imobiliárias e o programa Minha Casa Minha Vida em cidades médias brasileiras. In:Urbanização, produção e consumo em cidades médias/intermediárias. Presidente Prudente:Universida Estadual Paulista; Lleda: Edicions de la Universitat de Lleida. 2015.

MELAZZO, E.S. New elements for a research agenda on brazilian cities: the growth of real estate wealth and the widening of socio-spatial inequalities. Brazilian Geopraphical Journal:, v. 7, 53-70, 2016.

PAULANI, L M. Acumulação e rentismo: resgatando a teoria da renda de Marx para pensar o capitalismo contemporâneo. Revista de Economia Política, vol. 36, nº 3 (144), 514-535, julho-setembro/2016

PEREIRA, A. L. S. Intervenções em centros urbanos e conflitos distributivos: modelos regulatórios, circuitos de valorização e estratégias discursivas. 2015. 308 f. Tese (Doutorado Direito), USP. São Paulo, 2015.

RB CAPITAL. Termo de securitização de termos imobiliários. RB CAPITAL, 2014 (Disponível em: http://www.rbcapitalsecuritizadora.com/emissoes/rb-capital-companhia-de-securitizacao/default.aspx?tipo=securitizacao&id=109)

ROLNIK Raquel; A guerra dos lugares. A colonização da terra e da moradia na era das finanças. Boitempo. 2015.

ROYER, L. de O. Financeirização da política habitacional: Limites e perspectivas. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo). São Paulo: USP/FAU, 2009.

ROYER, L. de O. O FGTS e o mercado de títulos de base imobiliária: relações e tendências. Cadernos da Metrópole., São Paulo, v. 18, n. 35, 33-51, abr 2016.

SANFELICI, D. La industria financiera y los fondos inmobiliarios en Brasil: lógicas de inversión y dinámicas territoriales. Economía, Sociedad y Territorio, vol. xvii, núm. 54, 367-397, 2017.

SANFELICI, D. As escalas de acumulação na produção das cidades. In: Carlos,A. A cidade como negócio. São Paulo. Contexto. 2015.

SANFELICI, D. A metrópole sob o ritmo das finanças: implicações socioespaciais da expansão imobiliária no Brasil. Tese (Doutorado Geografia). São Paulo: FFLCH/USP, 2013.

SHIMBO, L.Z. Habitação social, habitação de mercado: A confluência entre

Estado, empresas construtoras e capital financeiro. Tese (Doutorado em Arquitetura

e Urbanismo). USP: São Carlos/SP, 2012.

UQBAR. Anuário UQBAR. 2012, 2014, 2015, 2016, 2017.

VEDROSSI, A. O. A securitização de Recebíveis Imobiliários: Uma Alternativa de Aporte de Capitais para Empreendimentos Residenciais no Brasil. 2002. Dissertação (Mestrado) - Departamento de Engenharia de Construção Civil, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2002.

Publicado
2019-03-14
Como Citar
Melazzo, E., & Abreu, M. (2019). A expansão da securitização imobiliária: uma prospecção a partir da cidade de Ribeirão Preto/SP. GEOUSP Espaço E Tempo (Online), 23(1), 022-039. https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2019.141943
Seção
Artigos