A Geografia na formação dos professores: tempos e espaços nos cursos de Pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2021.142029

Palavras-chave:

Ensino, Geografia, Formação docente, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Pedagogia

Resumo

Refletir sobre a formação inicial, o trabalho dos professores e a construção do conhecimento geográfico nos Anos Iniciais é de grande importância para a compreensão de aspectos referentes ao processo de alfabetização das crianças. O presente texto é parte de uma pesquisa que analisou os direcionamentos dados à Geografia nos cursos de Pedagogia das Universidades Federais em Minas Gerais, Brasil. Apoiada nos Projetos Pedagógicos de Curso, matrizes curriculares e ementas, a pesquisa constatou que categorias de análise como: lugar, paisagem, território e o próprio espaço geográfico, aparecem eventualmente nos documentos supracitados. Entende-se ser basilar, para um trabalho crítico e reflexivo, que os professores conheçam a Ciência de referência e seus conceitos estruturadores para compreenderem a relevância de se realizar seu ensino e assim, fazê-lo com maior autonomia.

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Biografia do Autor

Samara Mirelly da Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais

Mestre em Geografia pela Universidade Federal de São João del-Rei. Professora designada/substituta Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Divinópolis.

Vicente de Paula Leão, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Adjunto do Departamento de Geociências da Universidade Federal de São João del Rei, MG.

 

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Publicado

2021-04-20

Como Citar

SILVA, S. M. da; LEÃO, V. de P. A Geografia na formação dos professores: tempos e espaços nos cursos de Pedagogia. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), [S. l.], v. 25, n. 1, p. e-142029, 2021. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2021.142029. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/142029. Acesso em: 28 set. 2021.

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