Circuitos da economia urbana: ensaios sobre Buenos Aires e São Paulo, teoria revisitada por Maria Laura Silveira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2020.160464

Palavras-chave:

Circuitos da economia urbana, São Paulo, Buenos Aires

Resumo

Esta resenha da obra “Circuitos de la economia urbana: ensayos sobre Buneos Aires e São Paulo” tem como objetivo apresentar as principais contribuições da cooperação entre pesquisadores argentinos e brasileiros unidos por um sentido comum: a produção de análises renovadas sobre as dinâmicas metropolitanas atuais à luz da teoria dos dois circuitos da economia urbana. Os onze textos que compõem o livro perpassam as novas relações entre os circuitos superior e inferior, assim como a expansão de sua porção marginal, explicitando as complexidades de um mercado metropolitano ao mesmo tempo unificado e segmentado, composto por relações de complementaridade e subordinação. O grande êxito da abordagem proposta por Silveira na organização desta obra reside na compreensão de que o valor dos circuitos da economia urbana e os limites entre eles são relacionais, ou seja, se redefinem continuamente em razão das modernizações que fazem elevar os graus de tecnologia, organização e capital, alterando a dialética dos circuitos e produzindo novos arranjos produtivos na metrópole.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Juliana Santos de Oliveira, Universidade de São Paulo

    Doutoranda pela Universidade de São Paulo.

Referências

SANTOS, Milton. L’espace partagé. Les deux circuits de l’économie urbaine des pays sous-développés. Paris: M.-Th. Génin, Librairies Techniques, 1975.

SILVEIRA, María Laura (coord.). Circuitos de la economía urbana: ensayos sobre Buenos Aires e São Paulo. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Café de las Ciudades, 2016.

Downloads

Publicado

2020-01-23

Edição

Seção

Resenha crítica

Como Citar

Circuitos da economia urbana: ensaios sobre Buenos Aires e São Paulo, teoria revisitada por Maria Laura Silveira. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), [S. l.], v. 24, n. 1, p. 172–174, 2020. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2020.160464. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/160464.. Acesso em: 28 mar. 2024.