Da construção socioespacial dos mercados aos avanços da financeirização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2020.165995

Palavras-chave:

nova geografia dos mercados, construção social dos mercados, financeirização, processos socioespaciais contemporâneos

Resumo

O artigo propõe contribuições a dois debates atuais no âmbito da geografia econômica: a nova geografia dos mercados, vertente que teoriza a centralidade do agenciamento proativo de novos mercados para a dinâmica de expansão capitalista em perspectiva socioespacial, e busca reposicionar a categoria mercado na teoria crítica (para além da oposição entre simples apologia e a simples condenação), e a teorização em torno do processo de financeirização do espaço, processo fundamental tanto nas relações contemporâneas entre espaço e economia quanto na reprodução ampliada do sistema econômico vigente de modo mais geral. Analisa-se também o aprofundamento da financeirização do espaço em suas rodadas atuais, relacionadas ao extrativismo rentista estendido na direção das economias populares e ao chamado capitalismo de plataformas nas metrópoles. 

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Biografia do Autor

Felipe Nunes Coelho Magalhães, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor adjunto do departamento de Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais. Bacharel em Ciências Econômicas (2004), com mestrado (2008) e doutorado (2015) em Geografia na UFMG. 

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Publicado

2020-07-16

Como Citar

MAGALHÃES, F. N. C. Da construção socioespacial dos mercados aos avanços da financeirização. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), [S. l.], v. 24, n. 2, p. 279-296, 2020. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2020.165995. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/165995. Acesso em: 1 dez. 2023.

Edição

Seção

Artigos