Implicações territoriais entre as diferentes categorias de unidades de conservação da natureza no Brasil e as concepções político-pedagógicas da educação ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2022.167226

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Macrotendência político-pedagógica, Unidades de Conservação da Natureza, Territorialidades

Resumo

As Unidades de Conservação da Natureza (UCs) são territórios instituídos pelo Estado brasileiro. Envolvem relações de poder relacionadas ao controle dos recursos naturais. A Educação Ambiental (EA) é posta como uma estratégia de interlocução com os agentes envolvidos na territorialização da UC. A EA, na perspectiva de um campo social, apresenta três macrotendências político-pedagógicas: crítica, conservacionista e pragmática. Foram investigadas 254 UCs federais, com o objetivo de articular os modelos de regulação dos territórios de UCs com as territorialidades da EA. Constatou-se que apesar da existência de uma diretriz institucional única, as UCs do grupo de Proteção Integral apresentam uma inclinação para a concepção político-pedagógica conservacionista, ao passo que as UCs do grupo de Uso Sustentável tendem para a concepção político-pedagógica crítica. Isso representa que diferentes formas de territorialização das UCs, são propensas a determinadas concepções político-pedagógicas de EA, independente da diretriz institucional.

 

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Biografia do Autor

  • Marcio Ricardo Ferla, Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa. Paraná. Brasil

    Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2005); Mestre em Gestão do Território pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (2018). Atualmente é Analista Ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

  • Almir Nabozny, Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa. Paraná. Brasil

    Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2005). Mestre em Gestão do Território pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS - 2014). Atualmente é professor Adjunto C na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

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Publicado

2022-04-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FERLA, Marcio Ricardo; NABOZNY, Almir. Implicações territoriais entre as diferentes categorias de unidades de conservação da natureza no Brasil e as concepções político-pedagógicas da educação ambiental. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), São Paulo, Brasil, v. 26, n. 1, p. e-167226, 2022. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2022.167226. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/167226.. Acesso em: 19 abr. 2024.