A difusão geográfica inicial da COVID-19 no Brasil e a aeromobilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2021.178541

Palavras-chave:

COVID-19, Difusão geográfica, Políticas públicas

Resumo

Esse artigo investiga o fenômeno da difusão geográfica inicial da Covid-19 no Brasil, procurando contribuir com a formulação de políticas públicas para a contenção pandêmica. Para tanto, foi dividido em três partes: primeiramente, dados dos boletins epidemiológicos do Brasil, da Argentina e do Equador desde o início de sua divulgação até o dia 20/04/2020 foram transformados em mapas e analisados à luz de suas respectivas políticas de contenção, em comparação com China e Cingapura. Depois, em escala nacional, as analisam-se dados de 25/02/2020 a 03/08/2020, por município, comparados ao fluxo aéreo dominante de passageiros (IBGE, 2013). Na terceira parte, discute-se a relação entre a aeromobilidade e a modernidade líquida. Concluímos que uma suas primeiras ações de um protocolo de contenção pandêmica emergencial deveria ser o fechamento dos aeroportos, principalmente os de São Paulo, tanto para voos internacionais como nacionais, pois isso atrasaria consideravelmente a rede de difusão da doença.

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Biografia do Autor

  • Gabriel Teixeira Barros, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    É Geógrafo, Mestre e Doutorando em Geografia na área de Globalização, políticas públicas e reestruturação territorial pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

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Publicado

2021-12-07

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Artigos

Como Citar

BARROS, Gabriel Teixeira. A difusão geográfica inicial da COVID-19 no Brasil e a aeromobilidade. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), São Paulo, Brasil, v. 25, n. 3, p. 190–214, 2021. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2021.178541. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/178541.. Acesso em: 19 abr. 2024.