Tectônica global em livros didáticos de geografia da 1ª série do Ensino Médio: uma análise do conteúdo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2021.183346

Palavras-chave:

Ciências da terra, Educação geográfica, Ensino de geociências, Vulcanismo, Placas tectônicas

Resumo

Os livros didáticos de Geografia abordam a Tectônica Global desde o 6º ano do Ensino Fundamental, mas é na 1ª série do Ensino Médio que se enfatiza o tema. Este artigo analisa a qualidade das representações imagéticas e textuais sobre a Teoria da Tectônica Global presentes nos 14 livros didáticos de Geografia da 1º série do Ensino Médio distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático no triênio de 2018-2020. Para tanto, se quantificaram e qualificaram as informações, observando se fornecem subsídios claros e corretos que auxiliem o ensino de Geografia na Educação Básica. Verificou-se que a apresentação do tema demanda correções fundamentais e, em alguns livros, constatou-se a falta de informações relevantes como, por exemplo, a sismicidade existente no território brasileiro. Assim, este trabalho visa concorrer para a melhoria dos livros didáticos brasileiros propondo correções, ajustes e sugestões baseadas em bibliografia especializada, mas sem verticalizações conceituais que poderiam fugir ao escopo desse tema destinado ao Ensino Médio.

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Biografia do Autor

Alexandre dos Santos Souza, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professor de Geografia na rede particular de ensino em João Pessoa - PB.

Max Furrier, Universidade Federal da Paraíba

Max Furrier, professor Associado do Departamento de Geociências da Universidade Federal da Paraíba.

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Publicado

2021-12-07

Como Citar

SOUZA, A. dos S.; FURRIER, M. . Tectônica global em livros didáticos de geografia da 1ª série do Ensino Médio: uma análise do conteúdo. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), [S. l.], v. 25, n. 3, 2021. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2021.183346. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/183346. Acesso em: 19 maio. 2022.

Edição

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Artigos