A África nos livros didáticos de Geografia de São Paulo (Brasil) e de Berlim (Alemanha)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2023.208347Palavras-chave:
África, livros didáticos, Geografia, Brasil, Alemanha, Geografia escolarResumo
Estudos baseados na representação de unidades espaciais como continentes remetem a uma considerável tradição na Geografia. No entanto, em muitos casos, tais estudos analisam representações sem considerar as bases educacionais e epistemológicas da Geografia como disciplina escolar. Ciente das bases curriculares e da posição particular da Geografia na educação formal, o presente artigo examina como brasileiros e alemães representam a África em seu conteúdo a partir da análise de livros didáticos de Geografia do Ensino Básico (São Paulo, Brasil) e do Secundário inferior e superior (Berlim, Alemanha). Diversas repetições permitiram consolidar categorias que ajudam a compreender tais representações, mas, embora os resultados revelem uma série de semelhanças, prevalecem as diferenças.
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Referências
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