A África nos livros didáticos de Geografia de São Paulo (Brasil) e de Berlim (Alemanha)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2023.208347

Palavras-chave:

África, livros didáticos, Geografia, Brasil, Alemanha, Geografia escolar

Resumo

Estudos baseados na representação de unidades espaciais como continentes remetem a uma considerável tradição na Geografia. No entanto, em muitos casos, tais estudos analisam representações sem considerar as bases educacionais e epistemológicas da Geografia como disciplina escolar. Ciente das bases curriculares e da posição particular da Geografia na educação formal, o presente artigo examina como brasileiros e alemães representam a África em seu conteúdo a partir da análise de livros didáticos de Geografia do Ensino Básico (São Paulo, Brasil) e do Secundário inferior e superior (Berlim, Alemanha). Diversas repetições permitiram consolidar categorias que ajudam a compreender tais representações, mas, embora os resultados revelem uma série de semelhanças, prevalecem as diferenças.

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Referências

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Publicado

2023-05-22

Edição

Seção

Dossiê: Diálogos sobre o desenvolvimento e suas abordagens no ensino de geograf

Como Citar

JESUS NETO, Antonio Gomes de; REINKE, Verena; BAGOLY-SIMÓ, Péter. A África nos livros didáticos de Geografia de São Paulo (Brasil) e de Berlim (Alemanha). GEOUSP Espaço e Tempo (Online), São Paulo, Brasil, v. 27, n. 1, p. e-208347, 2023. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2023.208347. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/208347.. Acesso em: 4 out. 2024.