A abordagem dos transportes nos livros didáticos de Geografia em países latino-americanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2023.208371

Palavras-chave:

América Latina, Geografia dos transportes, Livros didáticos

Resumo

O tema dos transportes em livros didáticos de Geografia é abordado de diferentes formas. Considerando os países latino-americanos, as diferentes organizações das coleções didáticas e a distribuição dos conteúdos são determinantes no aprofundamento das descrições e no debate sobre os transportes em cada caso. Diante disso, este artigo examina a abordagem dos transportes em livros didáticos de Geografia de países latino-americanos (México, Venezuela, Peru, Costa Rica e Brasil), com ênfase nos brasileiros, já que estes diferem dos demais por dedicar capítulos inteiros ao tema, com minuciosa caracterização dos modais e farta gama de exemplos no Brasil e em outros países. O artigo se organiza em quatro itens, além de introdução, considerações finais e referências. O primeiro debate a importância dos livros didáticos de Geografia, o segundo faz uma discussão teórica da Geografia dos Transportes, e os demais analisam os transportes nos livros didáticos latinoamericanos para mostrar as particularidades da organização escolar nesses países e seus reflexos nos livros didáticos de Geografia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ARROYO, M. Redes e circulação no uso e controle do território. In: ARROYO, M. e CRUZ, R. C. A. Território e Circulação: a dinâmica contraditória da globalização. São Paulo: FAPESP/PPGH/CAPES/Annablume Geografia, 2015, p. 37-49.

BRASIL. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Sobre os programas do livro. Disponível em: < https://bit.ly/3DP4pPU>. Acesso em 07 fev. 2023.

CASTELLAR, S. M. V.; JULIASZ, P. C. S. Educação geográfica e pensamento espacial: conceitos e representações. Acta Geográfica, Edição especial, p. 160-178, 2018.

COSTA, W. M. Geografia política e geopolítica: discursos sobre o território e o poder. São Paulo: Hucitec, 1992.

DE AZAMBUJA, L. D.. O livro didático e o ensino de geografia do Brasil. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 4, n. 8, p. 11-33, 2014.

EVANGELISTA, M. C. C. Concepções sobre os livros didáticos de geografia: narrativas autobiográficas de professores do ensino fundamental. 2014. 199f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.

MORAES, A. C. R. Ratzel. São Paulo: Ática, 1990.

RIBEIRO, W. C. Por dentro da Geografia. 4.ed. São Paulo: Saraiva, 2016.

RODRIGUE, J. P.; COMTOIS, C.; SLACK, B. The geography of transport systems. London and New York: Routledge, 2006.

SILVA, J. M. A constituição de sentidos políticos em livros didáticos de geografia na ótica da análise do discurso. 2006. 275 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.

SILVA, M. M. F. Geografia dos Transportes no Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 1949.

SILVA JUNIOR, R. F. Circulação, epistemologia e a construção de um ramo da ciência geográfica. Boletim Campineiro de Geografia, v. 2, n. 3, 2012, p. 389-417.

SILVEIRA, M. R. Circulação, transportes e logística: construção epistemológica e perspectivas. In: SILVEIRA, M. R. (org.). Circulação, transportes e logística: diferentes perspectivas. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

TRAVASSOS, M. Introdução à Geografia das comunicações brasileiras. Rio de Janeiro: Livraria José Olímpio Editora, 1942.

VALLAUX, C. El suelo y el Estado. Madrid: Daniel Jorro, 1914.

VENCESLAU, I. Correios, logística e uso do território: o serviço de encomenda expressa no Brasil. 2014. f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

Publicado

2023-05-22

Edição

Seção

Dossiê: Diálogos sobre o desenvolvimento e suas abordagens no ensino de geograf

Como Citar

SANTOS, Bruno Candido dos; BAGOLY-SIMÓ, Péter. A abordagem dos transportes nos livros didáticos de Geografia em países latino-americanos. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), São Paulo, Brasil, v. 27, n. 1, p. e-208371, 2023. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2023.208371. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/208371.. Acesso em: 27 abr. 2024.