O conceito de desenvolvimento nos currículos de geografia: uma análise a partir do contexto brasileiro e do alemão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2023.208432

Palavras-chave:

Geografia Escolar, Currículo, Desenvolvimento

Resumo

O artigo analisa documentos curriculares elaborados no contexto brasileiro e no alemão, especialmente os conteúdos de geografia para a educação básica, e procura compreender como o conceito de desenvolvimento aparece em cada uma delas. No caso brasileiro, foram selecionados três documentos, sendo um de abrangência estadual (São Paulo) e dois de alcance nacional. No caso alemão, foram selecionados três documentos do estado federal de Berlim, sendo dois implementados antes e um depois da reunificação alemã. Na análise, consideraram-se o contexto de elaboração de cada um deles, bem como as concepções de geografia e desenvolvimento predominantes. O estudo mostrou em cada contexto como se relacionam a geografia escolar e a acadêmica, indicando semelhanças e diferenças na abordagem do conceito de desenvolvimento. Entre os resultados, verificou-se maior influência das perspectivas críticas da geografia no caso brasileiro, o que resultou na presença mais evidente do conceito de desenvolvimento desigual e combinado em dois dos três currículos analisados. No caso alemão, destaca-se o papel que o conceito de desenvolvimento sustentável tem ganhado nas últimas décadas, com implicações na Educação para o Desenvolvimento Sustentável, o que contrasta com o verificado no caso brasileiro, no qual esse tema mal aparece.

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Biografia do Autor

  • Eduardo Donizeti Girotto, Universidade de São Paulo. Faculda de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Doutor em Geografia Humana. Professor Doutor do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo.

  • Péter Bagoly-Simó, ​Humboldt-Universität zu Berlin
    Visting Professor ​University of Otago | Te Whare Wānanga o Ōtākou ​School of Geography | Te Iho WhenuaFull Professor​​Humboldt-Universität zu BerlinGeographisches InstitutDidaktik der Geographie.

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Publicado

2023-05-22

Edição

Seção

Dossiê: Diálogos sobre o desenvolvimento e suas abordagens no ensino de geograf

Como Citar

GIROTTO, Eduardo Donizeti; BAGOLY-SIMÓ, Péter. O conceito de desenvolvimento nos currículos de geografia: uma análise a partir do contexto brasileiro e do alemão. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), São Paulo, Brasil, v. 27, n. 1, p. e-208432, 2023. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2023.208432. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/208432.. Acesso em: 4 out. 2024.