Freedom is a place. Ruth Wilson Gilmore e a Geografia Abolicionista
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2024.222824Palavras-chave:
geografiaResumo
Ruth Wilson Gilmore, geógrafa estadunidense, é diretora do Center for Place, Culture and Politics (CPCP), e professora nos departamentos “Earth and Environmental Sciences”, “Africana Studies” and “American Studies” da City University of New York (CUNY – Graduate Center). Reconhecida como uma das intelectuais mais proeminentes da atualidade, dedica seu pensamento e militância ao entendimento e recusa do capitalismo racial, propondo caminhos cotidianos rumo a futuros libertários. Por meio de um rigoroso trabalho comprometido com a Tradição Radical Negra ela estrutura sua pesquisa-militante, e ampara-se em leituras de mundo que possibilitam a formação e transformação da consciência.
Downloads
Referências
GILMORE, Ruth Wilson. Golden Gulag: prisons, surplus, crises, and opposition in Globalizing California. Berkeley: University California Press, 2007.
GILMORE, Ruth Wilson. Califórnia Gulag: prisões, crise do capitalismo e abolicionismo penal. Tradução de Bruno Xavier. São Paulo: Editora Igrá Kniga, 2024.
GILMORE, Ruth Wilson. Abolition Geography. Essays towards liberation. London; New York: Verso, 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ruth Wilson Gilmore, Livia Cangiano Antipon, Cristiano Nunes Alves, Maria Fernanda Novo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).