UNIVERSIDADE E DEMOCRACIA: PROPOSIÇÕES PARA UMA PÓS-GRADUAÇÃO CRÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2004.73954Palavras-chave:
Universidade, Pós-graduação, Modernização, Geografia, Democracia.Resumo
A Universidade, e em particular a pós-graduação nela sediada, tem sido submetida a abordagens não raro limitadas a tratar de aspectos e questões concernentes ao seu crescimento, o que se coaduna com a avaliação instituída, precipuamente devotada à medição do que é produzido, portanto pouco ou nada preocupada em interrogar os sentidos e finalidades dessa produção. Os diagnósticos sobre o ensino e a pesquisa pós-graduada em Geografia também têm permanecido nesse plano, ficando, assim, distantes de uma análise acurada sobre as (im)possibilidades que se colocam ao conhecimento do mundo propiciado pela Geografia. Neste texto, o autor examina o processo de modernização das universidades brasileiras articulado ao processo de modernização da própria sociedade brasileira, o que lhe permite esclarecer as contradições existentes entre a burocratização (que invade, coloniza e corrói as universidades), a configuração da educação, e particularmente do ensino superior, como setor de atuação empresarial e seus (des)encontros com a formação profissional requerida pelos mercados de trabalho, além dos obstáculos que se colocam, nesse contexto, ao desenvolvimento de ciência e tecnologia. A rigor, trata-se de contradições que afastam crescentemente a Universidade de sua substância: pensar o não-pensado. Reorientar as pesquisas nesse sentido, tendo como finalidade assinalar o caminho para a concretização das possibilidades históricas inscritas no movimento da sociedade, conclui o autor, é inescapável para que as universidades se coloquem à altura das exigências do agir democrático, da instituição democrática do social.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).