UNIVERSIDADE E DEMOCRACIA: PROPOSIÇÕES PARA UMA PÓS-GRADUAÇÃO CRÍTICA

Autores

  • Sérgio Martins Universidade Federal de Minas Gerais. Departamento de Geografia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2004.73954

Palavras-chave:

Universidade, Pós-graduação, Modernização, Geografia, Democracia.

Resumo

A Universidade, e em particular a pós-graduação nela sediada, tem sido submetida a abordagens não raro limitadas a tratar de aspectos e questões concernentes ao seu crescimento, o que se coaduna com a avaliação instituída, precipuamente devotada à medição do que é produzido, portanto pouco ou nada preocupada em interrogar os sentidos e finalidades dessa produção. Os diagnósticos sobre o ensino e a pesquisa pós-graduada em Geografia também têm permanecido nesse plano, ficando, assim, distantes de uma análise acurada sobre as (im)possibilidades que se colocam ao conhecimento do mundo propiciado pela Geografia. Neste texto, o autor examina o processo de modernização das universidades brasileiras articulado ao processo de modernização da própria sociedade brasileira, o que lhe permite esclarecer as contradições existentes entre a burocratização (que invade, coloniza e corrói as universidades), a configuração da educação, e particularmente do ensino superior, como setor de atuação empresarial e seus (des)encontros com a formação profissional requerida pelos mercados de trabalho, além dos obstáculos que se colocam, nesse contexto, ao desenvolvimento de ciência e tecnologia. A rigor, trata-se de contradições que afastam crescentemente a Universidade de sua substância: pensar o não-pensado. Reorientar as pesquisas nesse sentido, tendo como finalidade assinalar o caminho para a concretização das possibilidades históricas inscritas no movimento da sociedade, conclui o autor, é inescapável para que as universidades se coloquem à altura das exigências do agir democrático, da instituição democrática do social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Martins, Universidade Federal de Minas Gerais. Departamento de Geografia

Professor do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais. Sócio da Associação dos Geógrafos Brasileiros (Seção Belo Horizonte)

Downloads

Publicado

2004-12-30

Como Citar

MARTINS, S. UNIVERSIDADE E DEMOCRACIA: PROPOSIÇÕES PARA UMA PÓS-GRADUAÇÃO CRÍTICA. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), [S. l.], v. 8, n. 2, p. 31-65, 2004. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2004.73954. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/73954. Acesso em: 16 out. 2021.

Edição

Seção

Artigos