O MUNDO MODERNO E O ESPAÇO: APRECIAÇÕES SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DE HENRI LEFEBVRE.
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2006.73990Palavras-chave:
Modernidade, abstrações concretas, mediações, simultaneidade, espaço e Henri Lefebvre.Resumo
Trata-se de estabelecer uma análise possível da necessária relação entre o mundo moderno e as determinações espaciais para a efetivação do mesmo. Destaca-se o fato de que, na modernidade, expressa pela ampliação, em seus mais distintos sentidos, do mundo da mercadoria, os processos relativos à reprodução social serem postos e repostos pelas determinações da simultaneidade, efetividade do espaço, em detrimento das relações de sucessão, efetividade do tempo. Desta maneira, o trabalho aqui exposto destaca o papel das mediações e abstrações sociais concretizadas como espaço, tornando este uma problemática tanto social quanto analítica. A análise sobre a mesma, elevada ao plano conceitual analítico, está exposta ao longo do pensamento de Henri Lefebvre, sendo Aprodução do espaço um momento privilegiado desta sua reflexão. Procura-se, então, destacar a compreensão de Henri Lefebvre sobre a modernidade, levando-se em consideração sua imprescindível contribuição a respeito da categoria de espaço.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).