REGIÃO SUL DE GOIÂNIA: UM LUGAR VALORIZADO NA METRÓPOLE*
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2006.73993Palavras-chave:
valorização, segregação, produção do espaço, urbano, moradia e mercado imobiliário.Resumo
Entre os temas que envolvem o urbano, a questão da produção de espaços valorizados segregados nas metrópoles tem sido objeto de estudo de vários profissionais da Geografia e áreas afins. A valorização do espaço urbano é ocasionada pela sua localização na cidade e pela sua qualidade de urbanização. Dessa forma, o mercado imobiliário controla o valor da terra e a questão da moradia fica submetida à capacidade financeira do citadino. Nesse sentido, a desigualdade sócioespacial é uma expressão do preço da terra urbana, sendo representada pela segregação, a qual revela-se na paisagem urbana. Conforme estudiosos na área, a estrutura das classes sociais tem determinado a estruturação espacial das metrópoles contemporâneas, sendo que a segregação espacial tem constituído um aspecto comum das metrópole brasileiras. Em Goiânia, esse fenômeno se manifesta desde a fundação da cidade, em 1933, nos contrastes norte-sul. A faixa sul da cidade apresenta peculiaridades sócioespaciais perante a expansão urbana da capital, especialmente por comportar uma concentração de investimentos públicos, de serviços e de camadas de elevado poder aquisitivo. A partir dessa problemática, o presente trabalho analisou o processo de valorização e produção da Região Sul de Goiânia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).