RECURSO NATURAL: A CONSTRUÇÃO DE UM CONCEITO
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2006.74004Palavras-chave:
Recurso natural, Demanda, UsoResumo
Este texto apresenta os resultados de um processo de discussão ocorrido entre 2005 e 2006 acerca da definição de recurso natural, no qual, a partir de uma idéia simples, foram-se agregando elementos, de modo a resultar em uma definição que, preliminarmente, resolveria alguns dos diversos questionamentos da análise geográfica sobre os recursos naturais. A definição aqui proposta objetiva a retomada da discussão conceitual acerca dos recursos naturais.
Downloads
Referências
AB´SABER, A. N. (2003) Os domínios de natureza no Brasil. São Paulo: Atelier Editorial.
CUNHA, A. G. (1982) Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
GODARD, O. (2002) Gestão integrada dos recursos naturais e do meio ambiente: conceitos, instituições e desafios de legitimação. In: VIEIRA, P.F. & WEBER, J. (org.) Gestão de recursos naturais renováveis e desenvolvimento. São Paulo: Cortez. 500p.
LEFF, H. (2001) Epistemologia ambiental. São Paulo: Cortez.
MENDONÇA, F. A. (2001) Geografia socioambiental Revista Terra Livre, n.16. São Paulo: p.113-132.
MONTEIRO, C. A. F. (2000) Geossistema: a história de uma procura . São Paulo: Ed. Contexto. (Coleção Novas Abordagens,3)
MORAES, A.C.R. & COSTA, W.M. (1999) Geografia crítica: a valorização do espaço. 4. ed. São Paulo: Hucitec.
VENTURI, L. A. B. (2001) O relevo como recurso imaterial. Revista Unifieo, n.6. São Paulo: Edifieo. P.144-147.
ZIMMERMANN, E.W. (1966) Introducción a los recursos mundiales.Barcelona: Oikos-Tau.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2006 Luis Antonio Bittar Venturi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).