ESTIMATIVA DE PERDAS DE SOLOS EM UMA BACIA HIDROGRÁFICA SOB O CULTIVO DE FRUTÍFERAS, NO MUNICÍPIO DE VALINHOS (SP)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2006.74007Palavras-chave:
Equação Universal de Perdas de Solo, Bacia hidrográfica, Erosão, Agricultura.Resumo
Este artigo tem por objetivo estimar as perdas de solo em uma bacia hidrográfica sob o cultivo de frutíferas utilizando a Equação Universal de Perdas de Solo, a partir da metodologia proposta por Vitte (1997), que pressupõe o uso de indicadores morfométricos e cartográficos para o cálculo de cada índice constitutivo da USLE. Sabe-se que a erosão dos solos é um processo natural de esculturação da crosta terrestre, mas que ultimamente vem sendo intensificada com os tipos e práticas de uso das terras. Nesse sentido, o avanço dos estudos relativos à erosão dos solos torna-se cada vez mais importante para a preservação das terras agricultáveis e o uso das equações empíricas é um valioso instrumento para estes estudos.
Downloads
Referências
BERTONI, José e LOMBARDI NETO, Francisco. Conservação do solo. São Paulo – SP. Ícone, 1990, 355p.
CENTRO NACIONAL DE ENSINO E PESQUISAS AGRONÔMICAS. Comissão de Solos. Levantamento de Reconhecimento de solos do Estado de São Paulo. Rio de Janeiro, Serviço Nacional de Pesquisas Agronômicas, 1960, 634p.
CUNHA, Cenira Maria Lupinacci da., Quantificação e mapeamento das perdas de solo por erosão com base na malha fundiária. Instituto de Geociências e Ciências Exatas, UNESP, Rio Claro, 1997, 93p.
CUNHA, Sandra Baptista da, GUERRA, Antonio José Teixeira. Degradação ambiental. In: GUERRA, Antonio José Teixeira e CUNHA, Sandra Baptista da (org.). Geomorfologia e Meio Ambiente. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996, 394p.
CHRISTOFOLETTI, Antonio. Geomorfologia. São Paulo: Edgard Blücher, 2ª edição, 1980, 188p.
DAEE. Banco de dados pluviométricos do Estado de São Paulo (atualizado até 1997).
DAEE, Secretaria de Recursos Hídricos Saneamento e Obras, Governo do Estado de São Paulo, CD ROM, 1999.
GUERRA, Antonio José Teixeira. Processos erosivos nas encostas. In GUERRA, Antonio José Teixeira e CUNHA, Sandra Baptista da. Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. 3ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995, p. 149-209.
GUERRA, Antonio José Teixeira. O início do processo erosivo. In: GUERRA, Antonio José Teixeira, SILVA, Antonio Soares da, BOTELHO, Rosangela Garrido Machado (org.). Erosão e conservação dos solos, conceitos, temas e aplicações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999, 340p.
IPT Mapa Geológico do Estado de São Paulo, 1981.
IPT Mapa Geomorfológico do Estado de São Paulo, 1981.
JOIA, Paulo Roberto. Novas trajetórias da alta tecnologia no Brasil, sob a influência da ação do Estado: uma análise do pólo tecnológico de Campinas, SP.Tese de Doutorado, IGCE, UNESP – Rio Claro, 2000, p. 163-170.
LOMBARDI NETO, Francisco, BERTONI, José. Erodibilidade dos solos paulistas. Campinas, SP, Instituto Agronômico, 1975. 12p. Boletim Técnico, 27.
LOMBARDI NETO, Francisco, MOLDENHAUER, W. C. Erosividade da chuva: sua distribuição e relação com perdas de solo em Campinas, SP. In: Encontro Nacional de Pesquisa sobre Conservação do Solo, 3, Recife, 1980. Anais...fl. 13.
LOMBARDI NETO, Francisco, SILVA, I. R. & CASTRO, O. M. Potencial de erosão das chuvas do Estado de são Paulo. In: Encontro Nacional de Pesquisa sobre Conservação do Solo, 3, Recife, 1980. Anais...fl. 13-A.
MACHADO, Paulo Affonso Leme. Direito Ambiental Brasileiro 7ª edição, revista, atualizada e ampliada de acordo com as Leis nos 9.433/97 e 9.605/98. São Paulo, Malheiros Editores Ltda, 1998, p. 359-361.
OLIVEIRA, Ana Maria Franklin de. Os dilemas da municipalização da saúde na contexto de uma região metropolitana: o caso de Campinas. Tese de Doutorado, Instituto de Economia, UNICAMP, Campinas, 1995, p. 6-36.
PIRES, Mário. Valinhos – Tempo e Espaço. Publicações da Academia Campinense de Letras, nº 37. Campinas, 1978, 131p.
SEMEGHINI, Ulisses Cidade. São Paulo no Limiar do Século XXI: Cenários da Urbanização Paulista – Regiões Administrativas. Fundação SEADE e Secretaria de Planejamento e Gestão. São Paulo, 1982, 197p.
TRICART, Jean. As relações entre a morfogênese e a pedogênese. Campinas, Notícia Geomorfológica, 1968, p. 5-18.
TRICART, Jean. Ecodinâmica. Rio de Janeiro, IBGE, Diretoria Técnica, SUPREN, 1977, 91p. VEIGA, José Eli da. Problemas da transição à agricultura sustentável. Est. Econ. São Paulo, v. 24, nº especial, 1994, p. 9-29.
VERDI, Adriana Renata. Metropolização de Campinas: possibilidades no entorno da Grande São Paulo. Dissertação de Mestrado, FFLCH – USP, 1997, p. 68-104.
TAVARES, Antonio Carlos, VITTE, Antonio Carlos. Erosão dos solos e assoreamento de represas: o caso de Monte Aprasível (SP). Geografia, 18 (1), 1993, p. 51-95.
VITTE, Antonio Carlos. Metodologia para cálculo de perdas de solo em bacias de drenagem. Bol. Par. de Geociências, nº 45, Ed. da UFPR, 1997, p. 59-65.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2006 Antonio Carlos Vitte, Luís Ribeiro Vilela Filho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).