METAMORFOSES DA METRÓPOLE CONTEMPORÂNEA: CONSIDERAÇÕES SOBRE PORTO ALEGRE

Autores

  • Paulo Roberto Rodrigues Soares Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2006.74012

Palavras-chave:

Metropolização, Reestruturação espacial, Renovação urbana, Porto Alegre (Brasil

Resumo

O artigo discute aspectos da atual reestruturação espacial metropolitana. Nossa intenção é debater algumas tendências das metrópoles contemporâneas levando em consideração as múltiplas faces dos processos genericamente chamados de “reestruturação” espacial. Na atual fase de expansão da economia capitalista globalizada, as metrópoles mundiais reorganizam seus espaços em um contexto de concorrência global por albergar atividades econômicas e serviços avançados. Uma ampla reestruturação periférica e interior das metrópoles é verificada. Nossa intenção é observar com atenção os processos globais para verificar suas conseqüências sociais e seu rebatimento na realidade brasileira. Buscamos, assim, pistas para uma investigação mais aprofundada dos processos de reestruturação nas metrópoles brasileiras. Na parte final do ensaio, apresentamos algumas considerações sobre o caso de Porto Alegre e suas recentes transformações urbanas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Rodrigues Soares, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Geografia Humana. Professor do Departamento de Geografia, Instituto de Geociências e do Programa de Pós-graduação em Geografiada Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

2006-04-30

Como Citar

SOARES, P. R. R. METAMORFOSES DA METRÓPOLE CONTEMPORÂNEA: CONSIDERAÇÕES SOBRE PORTO ALEGRE. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), [S. l.], v. 10, n. 1, p. 129-143, 2006. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2006.74012. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/74012. Acesso em: 28 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)