AVENIDA ENG. LUIS CARLOS BERRINI: A PRODUÇÃO DO “MODERNO”
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2006.74013Palavras-chave:
Metrópole, Espaço, Reprodução, Urbano, TotalidadeResumo
Atualmente, a metrópole de São Paulo está inserida num movimento de passagem de uma economia industrial para uma economia terciária moderna, que é revelado, em parte, pelo movimento de expansão do centro econômico financeiro e de serviços da metrópole a partir do centro de São Paulo em direção ao sudoeste/sul da cidade. Neste contexto, analisamos um fragmento da metrópole de São Paulo, a avenida Eng. Luiz Carlos Berrini, capaz de revelar elementos para a compreensão do processo de reprodução do espaço urbano em São Paulo no momento atual e o entendimento da cidade moderna mundializada.
Downloads
Referências
ABREU, M. O Estudo Geográfico da Cidade no Brasil: Evolução e Avaliação. In: CARLOS, Ana Fani A.(org.), Os caminhos da reflexão sobre a cidade e o urbano. São Paulo, Edusp, 1994.
LEITE, B. C., “Análise do desempenho de edifícios de escritórios automatizados através da avaliação pós-ocupação”. Dissertação de Mestrado, FAU-USP, São Paulo, 1997.
CALADO, L. R.; GIOTTO, R. M.; SECURATO, J. R. Um Estudo Atual sobre Fundos de Investimentos Imobiliários. In: Anais da V SemeAd. São Paulo, FEA-USP, 2001.
CARLOS, A. F. A. A (Re)produção do Espaço Urbano. São Paulo, Edusp, 1994.
CARLOS, A. F. A. O lugar no/do mundo. São Paulo, Editora Hucitec, 1996.
CARLOS, A. F. A. A Mundialidade de Espaço. In: MARTINS, J.S. (org.), Henri Lefebvre e o Retorno à Dialética. São Paulo, Editora Hucitec, 1996, pp 121-134.
CARLOS, A. F. A. Espaço-Tempo na Metrópole. São Paulo, Contexto, 2001.
CHESNAIS, F. (org.), A Mundialização Financeira. São Paulo, Xamã, 1999, pp.11-33.
COSTA, W. M.; MORAES, A.C. R. A Valorização do Espaço. São Paulo, Editora Hucitec, 1999, 4ª ed.
DAMIANI, A. L.; CARLOS, A. F. A.; SEABRA, O. C. L. (orgs). O espaço no fim do século: a nova raridade. São Paulo, Contexto, 1999.
DAMIANI, A. L. A Propósito do Espaço e do Urbano: Algumas Hipóteses. In: Revista Cidades, no 1, pp. 79-95. Presidente Prudente, 2004.
FARNETTI, R. O Papel dos Fundos de Pensão e de Investimentos Coletivos Anglo-saxônicos no Desenvolvimento das Finanças Globalizadas. In: CHESNAIS, F. (org.), A Mundialização Financeira. São Paulo, Xamã, 1999, pp.183-210.
FIX, M. Parceiros da Exclusão . São Paulo, Boitempo Editorial, 2001.
FRÚGOLI, H. Centralidade em São Paulo. São Paulo, Editora Cortez, Edusp/Fapesp, 2000.
FUJIMOTO, N. A. A produção monopolista do espaço urbano e a desconcentração de terciário de gestão na cidade de São Paulo: O caso da avenida Eng. Luís Carlos Berrini. Dissertação de Mestrado em Geografia Humana. FFLCH – USP, 1994.
HAESBAERT, R. Territórios Alternativos. São Paulo, Contexto, 2002.
HARVEY, D. Los Límites del capitalismo e y la teoría marxista. México, Fondo de Cultura Económica, 1990.
HARVEY, D. Condição Pós-moderna. São Paulo, Edições Loyola, 1992.
LEFEBVRE, H. A Noção de Totalidade nas Ciências Sociais. In: Cahiers Internacionaux de Sociologie, vol XVIII. jan-jun. Paris, PUF, 1955. (traduação sem data).
LEFEBVRE, H. O Que é Modernidade? In: Introdução à Modernidade. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1969.
LEFEBVRE, H. A Re-produção das Relações de Produção. Publicações Escorpião, Porto, Portugal, 1973.
LEFEBVRE, H. Espacio y Política. El derecho a la ciudad II. Barcelona, Ediciones Península, 1976.
LEFEBVRE, H. O Direito à Cidade. São Paulo, Editora Moraes, 1991.
LEFEBVRE, H. A Revolução Urbana. Belo Horizonte, Editora UFMG, 1999.
LEFEBVRE, H. De l’Etat, Tomo III. Paris, Union Générale d´Éditions, 1976-1978.
LENCIONI, S. Reestruturação urbano-industrial no Estado de São Paulo: a região da metrópole desconcentrada. In: SOUZA, M. A. A. et al (orgs.), Território – Globalização e Fragmentação. São Paulo, Hucitec/ANPUR, 1996, pp.198-210.
LENCIONI, S. Cisão Territorial da Indústria e Integração Regional no Estado de São Paulo. In: GONÇALVES, M. F.et al (orgs.), Regiões e Cidades, Cidades nas Regiões. O desafio urbano-regional. São Paulo, Editora da Unesp/ANPUR, 2003, pp. 465-475.
MARTINS, J. S. A Sociabilidade do Homem Simples. São Paulo, Editora Hucitec, 2000.
MARX, K. Manuscritos Económicos y Filosóficos de 1844. Bogotá, Editorial Pluma, 1980.
MARX, K. Capítulo VI Inédito de O Capital. Resultados do Processo de Produção Imediata. São Paulo, Editora Moraes.
MONBEIG, P. O Estudo Geográfico da Cidade. In: Novos Estudos de Geografia Humana Brasileira. São Paulo, Difusão Européia do Livro, 1957.
NOBRE, E. A. C. Reestruturação Econômica e Território: expansão recente do terciário na Marginal do Rio Pinheiros. Tese de Doutorado, FAU-USP, 2000.
SANTOS, Milton. Metrópole Corporativa Fragmentada: O caso de São Paulo. São Paulo, Nobel, 1990.
SANTOS, Milton. Por uma economia política da cidade. São Paulo, Editora Hucitec, 1994.
SASSEN , Saskia. A Cidade Global . In: Reestruturação do Espaço Urbano no Brasil. São Paulo, ANPUR/Hucitec, 1993.
SEABRA, O. C. L. Urbanização e Fragmentação: apontamentos para estudo do bairro e da memória urbana. In: SPOSITO, M. E. B. (org.). Urbanização e Cidades: Perspectivas Geográficas. Presidente Prudente, Editora da Unesp e GAsPERR, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2006 Sávio Augusto de Freitas Miele
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).