DISTRIBUIÇÃO DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE INTERNAÇÃO HOSPITALAR DE CRIANÇAS EM FAVELA E NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, COMO RESULTADO DO PADRÃO DO USO DO SOLO

Autores

  • Maria Aparecida de Oliveira Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Mariana Gutierres Arteiro Universidade de São Paulo. Departamento de Saúde Ambiental
  • Helena Ribeiro Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2007.74069

Palavras-chave:

Geografia Médica, internações hospitalares, crianças, favelas, SIG, município de São Paulo.

Resumo

O artigo apresenta e discute os resultados da análise comparativa em área de favela, no distrito de Vila Andrade e no município de São Paulo, da relação entre a distribuição das dez causas principais de internação hospitalar de crianças, de 1 a 5 anos de idade, e as condições ambientais. Para realização da análise comparativa em três unidades espaciais foram utilizadas informações do censo demográfico 2000, publicado originalmente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), bem como dados extraídos do sistema de internações hospitalares do DATASUS (Base de dados do sistema único de saúde) do ano de 2001, além de fotografias aéreas e levantamento de campo. As análises aplicadas aos dados partiram de alguns pressupostos da geografia médica, utilizando como ferramentas softwares de estatística e de sistemas de informações geográficas. Os resultados obtidos apontaram diferentes causas e magnitudes de internações hospitalares, a partir das taxas do município de São Paulo, do Distrito de Vila Andrade e da favela de Paraisópolis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aparecida de Oliveira, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Geógrafa pós-graduanda em Geografia Física pelo Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo e pesquisadora do CEPID/FAPESP - Centro deEstudos da Metrópole.

Mariana Gutierres Arteiro, Universidade de São Paulo. Departamento de Saúde Ambiental

Tecnóloga em Gestão Ambiental e mestranda pelo Departamento de Saúde Ambiental da Universidade de São Paulo

Helena Ribeiro, Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública

Geógrafa e professora titular do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo

Downloads

Publicado

2007-12-30

Como Citar

OLIVEIRA, M. A. de; ARTEIRO, M. G.; RIBEIRO, H. DISTRIBUIÇÃO DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE INTERNAÇÃO HOSPITALAR DE CRIANÇAS EM FAVELA E NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, COMO RESULTADO DO PADRÃO DO USO DO SOLO. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), [S. l.], v. 11, n. 2, p. 112-126, 2007. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2007.74069. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/74069. Acesso em: 30 jan. 2023.

Edição

Seção

Notas de pesquisa de campo