INFLUÊNCIA DA OROGRAFIA NA PRECIPITAÇÃO DA ÁREA ENTRE O VALE DO RIO TIETÊ E A SERRA DA MANTIQUEIRA

Autores

  • Daniel Henrique Cândido Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Geociências. Laboratório de Estudos Climáticos
  • Lucí Hidalgo Nunes Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2008.74094

Palavras-chave:

Chuvas orográficas, Relevo, Orografia, Precipitação, Clima.

Resumo

A presente pesquisa aborda a relação entre precipitação e altimetria na área situada entre o Vale do Rio Tietê (Depressão do Médio Tietê) e a Serra da Mantiqueira (Planalto de Serra Negra/Lindóia), no estado de São Paulo. A análise foi realizada por meio da elaboração de um Modelo Digital de (MDT), produzido utilizando-se o software Surfer, interpolando dados referentes à altitude e pluviosidade. Os mapas e os dados avaliados revelam a influência da orografia na intensificação da pluviometria do local em questão, mais marcadamente nos períodos mais chuvosos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Daniel Henrique Cândido, Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Geociências. Laboratório de Estudos Climáticos
    Doutorando do Departamento de Geografia da Unicampe e membro do Laboratório de Estudos Climáticos do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (UNICAP-LECLIG).
  • Lucí Hidalgo Nunes, Universidade Estadual de Campinas
    Docente do Departamento de Geografia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e responsável e coordenadora do LECLIG.

Downloads

Publicado

2008-04-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CÂNDIDO, Daniel Henrique; NUNES, Lucí Hidalgo. INFLUÊNCIA DA OROGRAFIA NA PRECIPITAÇÃO DA ÁREA ENTRE O VALE DO RIO TIETÊ E A SERRA DA MANTIQUEIRA. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), São Paulo, Brasil, v. 12, n. 1, p. 08–27, 2008. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2008.74094. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/74094.. Acesso em: 24 jul. 2024.