INFLUÊNCIA DA OROGRAFIA NA PRECIPITAÇÃO DA ÁREA ENTRE O VALE DO RIO TIETÊ E A SERRA DA MANTIQUEIRA

Autores

  • Daniel Henrique Cândido Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Geociências. Laboratório de Estudos Climáticos
  • Lucí Hidalgo Nunes Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2008.74094

Palavras-chave:

Chuvas orográficas, Relevo, Orografia, Precipitação, Clima.

Resumo

A presente pesquisa aborda a relação entre precipitação e altimetria na área situada entre o Vale do Rio Tietê (Depressão do Médio Tietê) e a Serra da Mantiqueira (Planalto de Serra Negra/Lindóia), no estado de São Paulo. A análise foi realizada por meio da elaboração de um Modelo Digital de (MDT), produzido utilizando-se o software Surfer, interpolando dados referentes à altitude e pluviosidade. Os mapas e os dados avaliados revelam a influência da orografia na intensificação da pluviometria do local em questão, mais marcadamente nos períodos mais chuvosos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Henrique Cândido, Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Geociências. Laboratório de Estudos Climáticos

Doutorando do Departamento de Geografia da Unicampe e membro do Laboratório de Estudos Climáticos do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (UNICAP-LECLIG).

Lucí Hidalgo Nunes, Universidade Estadual de Campinas

Docente do Departamento de Geografia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e responsável e coordenadora do LECLIG.

Downloads

Publicado

2008-04-30

Como Citar

CÂNDIDO, D. H.; NUNES, L. H. INFLUÊNCIA DA OROGRAFIA NA PRECIPITAÇÃO DA ÁREA ENTRE O VALE DO RIO TIETÊ E A SERRA DA MANTIQUEIRA. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), [S. l.], v. 12, n. 1, p. 08-27, 2008. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2008.74094. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/74094. Acesso em: 17 jan. 2021.

Edição

Seção

Artigos