LARGO DA CARIOCA COMO UM CENÁRIO: DA REPRESENTAÇÃO DA PUBLICIDADE À PROJEÇÃO ESPACIAL DA INFORMALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2009.74110Palavras-chave:
Espaço público, Cenário, Informalidade, Rio de Janeiro, Largo da Carioca.Resumo
Este artigo se consagra à associação entre o conceito de espaço público e a idéia de cenário, tomando o Largo da Carioca como estudo de caso. De tal associação, queremos analisar o equilíbrio entre os atores sociais e suas espacialidades, conferindo visibilidade às relações entre a esfera social e a esfera política. Para tanto, realiza-se aqui uma releitura do conceito de espaço público tal qual este foi formulado e discutido por H. Arendt e J. Habermas, e que foi aplicado na Geografia Política e na Geografia Cultural. A idéia é demonstrar as limitações do modelo clássico de espaço público, que apontam para a crise das suas instituições e dos seus valores. De acordo com esse olhar, todas aquelas representações e atores que não se posicionam explicitamente de forma política nos espaços públicos são passíveis de críticas, uma vez que reforçariam a omissão do poder estatal e a privatização. Porém, as representações no Largo da Carioca demonstram um outro quadro: os investimentos sucessivos da parte do estado no ordenamento espacial, as ações que do ponto de vista clássico seriam definidas como apolíticas por parte do comércio informal e os conflitos resultantes da convivência dessas duas lógicas comporiam um cenário diferente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).