O ESTUDO DA TERRA COMO LAR DAS PESSOAS

Autores

  • Christian Dennys Monteiro de Oliveira Universidade Federal do Ceará
  • Tiago Vieira Cavalcante Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2009.74111

Palavras-chave:

Lar, Geografia humanística, Cultura, Escala, Espaço vivido.

Resumo

O estudo da Terra constitui o desafio maior para a compreensão do pensamento Geográfico. Tratase de uma perspectiva que percorre diferentes escolas nacionais e metodologias sistematizadas, sobretudo nestes últimos 150 anos de reflexão técnico científica. Entretanto dois fundamentos do processo foram negligenciados para a maioria dos geógrafos: a) a correta articulação de escalas de importância e abordagem para atender os valores humanos; b) o sentido significativo do próprio estudo enquanto criação de um espaço-destino. Este trabalho recupera a caracterização da Terra, pela Geografia Humanística, como a representação de um “lar”; um espaço de convívio capaz de sintonizar valores, sentimentos e mudanças na comtemporaneidade. O texto apresenta, em referência aos estudos de Eric Dardel e Jean-Marc Besse, uma sugestão de enfrentamento conceitual para ser desenvolvido em futuras pesquisas: Trabalhar a ideia de “lar em trânsito”, incorporando a efemeridade e as mobilidades contemporâneas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christian Dennys Monteiro de Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Professor adjunto do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará(UFC). Doutor em Geografia Humana pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo (FFLCH/USP) e Pós-Doutor em Turismo pela ECA/USP. Pesquisador de Laboratório de Estudos Geoeducacionais do Núcleo de Avaliação de Políticas Públicas - NUMAPP/UFC.

Tiago Vieira Cavalcante, Universidade Federal do Ceará

Bacharel em Turismo pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), especialista em Turismo pelo CEFFET-CE e Graduando em Geografia e Bolsista de Monitoria no curso de Licenciatura da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Downloads

Publicado

2009-08-30

Como Citar

OLIVEIRA, C. D. M. de; CAVALCANTE, T. V. O ESTUDO DA TERRA COMO LAR DAS PESSOAS. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), [S. l.], v. 13, n. 1, p. 41-52, 2009. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2009.74111. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/74111. Acesso em: 17 jan. 2021.

Edição

Seção

Artigos