AS UNIDADES ECODINÂMICAS NA ANÁLISE DA FRAGILIDADE AMBIENTAL DO PARQUE ESTADUAL DO MORRO DO DIABO E ENTORNO, TEODORO SAMPAIO/SP
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2009.74128Palavras-chave:
Fragilidade, Unidades Ecodinâmicas, Análise integrada, Planejamento ambiental, Parque Estadual do Morro do DiaboResumo
O presente artigo apresenta um estudo de caso desenvolvido em Teodoro Sampaio/SP, no Pontal do Paranapanema, para determinar a fragilidade ambiental a partir da proposta metodológica de ROSS (1994) em “Análise Empírica da Fragilidade dos Ambientes Naturais e Antropizados”, utilizando o conceito de Unidades Ecodinâmicas. O objetivo do estudo da fragilidade ambiental foi avaliar as áreas suscetíveis à degradação para subsidiar ações de planejamento que restrinjam e direcionem o uso e ocupação da terra, de forma a prevenir e minimizar o surgimento de problemas relacionados à qualidade ambiental. A área de estudo foi selecionada por conter diferentes tipos de uso da terra, com características naturais e antrópicas. Foram levantados dados secundários e desenvolvidos ensaios de campo para a caracterização de quatro fatores primordiais para a análise: uso da terra/cobertura vegetal, relevo, solos e clima.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).