Desvendando o agronegócio: financiamento agrícola e o papel estratégico do sistema de armazenamento de grãos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2010.74154Palavras-chave:
Financiamento agrícola, Políticas de abastecimento, Sistema de armazenamento, Política das empresas, Especulação financeiraResumo
Durante a segunda metade do século XX e início do século XXI, ocorreu a transição de uma política de financiamento agrícola, realizada exclusivamente pelo Estado, para uma regulação feita primordialmente pelo mercado. A partir da década de 1990, o Estado brasileiro criou mecanismos de política agrícola que transferiram, sobretudo para as grandes empresas, o poder de financiamento da produção. Uma década depois, foram criados novos instrumentos, que permitiram também a entrada de investidores e fundos de pensão. Entretanto, para que as políticas de abastecimento - feitas pelo Estado - e de financiamento - realizadas pelas empresas e especuladores - se concretizem é necessário o controle de um sistema de armazenamento que permita a fluidez territorial dos grãos. Este artigo se propõe a analisar as mudanças ocorridas nas políticas de financiamento do agronegócio brasileiro e a importância do sistema de armazenamento para que as políticas tanto do Estado quanto das empresas se efetivem.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-04-30
Como Citar
FREDERICO, S. Desvendando o agronegócio: financiamento agrícola e o papel estratégico do sistema de armazenamento de grãos. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), [S. l.], v. 14, n. 1, p. 47-62, 2010. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2010.74154. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/74154. Acesso em: 9 jun. 2023.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).