Conflictos territoriales en ámbitos rurales de la Argentina actual
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2010.74180Palavras-chave:
Conflitos territoriais, ArgentinaResumo
No âmbito rural na Argentina percebe-se, desde a década de 1990, um aumento dos conflitos sociais. Surgem localmente movimentos, lutas e demandas vinculadas com a apropriação e uso dos recursos do território (terra, água, minerais, bosques, infraestrutura, etc.) ou com as consequências ambientais da ação do homem sobre o mesmo (contaminação, desmatamento, inundações). Todavia, e apesar de muitos deles terem se tornado públicos, esses conflitos em sua maioria são ignorados ou se minimizam. Entretanto, o que se desencadeou em março de 2008, conhecido como o conflito do campo ou agrário, teve outra transcendência. Este conflito foi atravessado por múltiplas contradições, discrepâncias e confusões promovidas por ambos os setores em luta (referentes do setor agrário e governo). E longe de representar uma problemática universal do campo, não foi mais do que a expressão de uma disputa no interior dos setores dominantes. Neste trabalho, a partir de estudos de caso nas províncias de Salta e Misiones, aplicando metodologias qualitativas e a partir de uma perspectiva analítica que visualiza os conflitos como expressões de lutas de poder pelos recursos do território, propomos mostrar as contradições e consequências territoriais dos conflitos associados tanto às disputas pelo poder hegemônico como os vinculados a resistências ao modelo de desenvolvimento dominante e excludente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).