Erosão Costeira em Vilankulos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2011.74210Palavras-chave:
Erosão, Vulnerabilidade, EUPS, Zona costeira, Vilankulo.Resumo
Este estudo pretende ser uma contribuição na identificação de áreas vulneráveis à erosão. No quadro metodológico figura o uso da Equação Universal de Perda de Solo (USLE) para avaliar o peso relativo dos factores que atuam no processo de erosão na zona costeira do distrito de Vilankulo, a partir de dados obtidos no campo. A influência dos fatores práticas de maneio da terra, cobertura vegetal, R- erosividade da chuva e S- declive do terreno foi determinada através do cálculo do coeficiente de determinação – R2 usando dados referentes a dez lugares de ocorrência de erosão. O Sistema de Informação Geográfica (SIG) foi usado para classificar e mapear as áreas de erosão. A rua da Marginal, os bairros Desse e Chibuene são as áreas mais vulneráveis à erosão, estando atualmente, marcadas por ravinamentos cada vez mais evidentes. O agravamento da erosão pode ser explicado por factores correlacionados nomeadamente as práticas de maneio da terra, aos níveis de cobertura vegetal e a erosividade da chuva. Para explicação do fenômeno erosivo na área de estudo proposto parece-nos pois importante considerar, em estudos subsequentes, aspectos ligados ao clima de agitação marítima.
Downloads
Referências
CENACARTE. Imagem de satélite do distrito de Vilankulo (escala 1:50000). 1999.
DINAGECA. Carta topográfica, Vilankulo (escala 1:50000). 1999.
DINAGECA. Carta de uso e cobertura da Terra, Vilankulo (escala 1:250000). 1999.
DINAGECA. Fotografia aérea do distrito de Vilankulo (escala 1:40000). 1999.
DIREÇÃO NACIONAL DE PLANEAMENTO E ORDENAMENTO TERRITORIAL/DNPOT. Plano de urbanização da Vila de Vilankulo: diagnóstico. 2000.
INIA/DTA. Carta de solos, província de Inhabane (escala 1:1000000). 1994.
LARSSON, R. Å; STROMQUIST, L. Uma prática sobre a análise de imagem de satélite para o monitoramento ambiental. Sweden: Uppsala University, 1993.
LUNDIN, C. G.; CHONGUIÇA, E. Coastal and marine environmental problems in Mozambique. Stockholm: World Bank, 1993.
LUNDIN, C. G.; LINDÉN, O. Integrated coastal zone management in Mozambique. Stockholm: World Bank, 1997.
MATI, B. M.; MORGAN, R. P. C. et al. Assessment of erosion hazard with the USLe and GIS: a case study of the upper Ewaso Ng’iro North Basins of Kenya. 2000.
MICOA; UCIN. Macrodiagnóstico da Zona Costeira de Moçambique. Maputo: 1998.
MORGAN, R. P. C. Soil erosion and conservation. Hong Kong: Longman Scientific and Technical, 1990.
WAMBEKE, J. van. Erosion hazard mapping, Mozambique. Comunicação n. 20. Maputo: Instituto Nacional de Investigação Agronômica,1986. (Série Terra e Água).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 J. H. Menete, A. R. Zunguze
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).