ESCOLA, LUGAR E PODER: UMA ANÁLISE GEOGRÁFICA A PARTIR DE SÃO CAETANO DO SUL, SP, BRASIL.

Autores

  • Eduardo Donizeti Girotto Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2011.74233

Palavras-chave:

Lugar, Poder, Discurso, Ensino, Escola

Resumo

O presente artigo, resultado de pesquisas desenvolvidas junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana, nível mestrado, da Universidade de São Paulo, tem como objetivo analisar de que forma os interesses políticos locais interferem na organização pedagógica e administrativa das escolas públicas municipais de São Caetano do Sul. Para tanto, a partir de um olhar geográfico, analisamos, com maior detalhe, o caso de uma das principais escolas públicas municipais da cidade, com um olhar investigativo a partir de dentro, que toma a experiência do próprio pesquisador como ponto de partida. A compreensão das práticas sócio-espaciais que ocorrem na cidade, em nossa perspectiva, são fundamentais para o entendimento das relações pedagógicas e políticas que ocorrem na escola, bem como o significado da mesma como espaço social, alvos dos mais diferentes interesses e estratégias de reprodução espacial do poder.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eduardo Donizeti Girotto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
    Mestre em Geografia Humana. Professor Assistente do Colegiado de Geografia, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Referências

ARANTES, O.; VAINER, C.; MARICATO, E.; A cidade do Pensamento único. 3º edição. Petrópolis: Vozes, 2002.

BAITZ, RICARDO. “A implicação: um novo sedimento a se explorar na Geografia?” IN Boletim Paulista de Geografia, nº 84, julho de 2006. São Paulo: AGB.

BAUMAN, ZYGMUNT. Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

CANETTI, ELIAS. Massa e poder. São Paulo: Cia das Letras, 2005.

DEMO, PEDRO. Pesquisa: princípio científico e educativo. 11a edição. São Paulo: Cortez, 2005.

ELIAS, NOBERT. Os Estabelecidos e os Outsiders. São Paulo: Jorge Zahar, 2000.

JULIA, DOMINIQUE. “A cultura escolar como objeto histórico” IN Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n.1, 2001.

JUNIOR, ENIO MORO. A percepção visual de um urbano em Transição: o caso de São Caetano do Sul. Dissertação de Mestrado. São Paulo: FAUUSP, 1998.

LEFEBVRE, H. O Direito à Cidade. 3º edição. São Paulo: Centauro, 2004.

MARTINS, José de Souza. O Imaginário na Imigração Italiana. São Caetano do Sul: Fundação Pró-memória, 2003.

MARTINS, José de Souza. Diário de Fim de século. Notas sobre o núcleo colonial de São Caetano no século XIX. São Caetano do Sul: Fundação Pró-memória, 1998.

MARTINS, José de Souza. Subúrbio. Vida Cotidiana e história no subúrbio da cidade de São Paulo: São Caetano, do fim do Império ao fim da República Velha. São Paulo: Hucitec, 1992.

Downloads

Publicado

2011-04-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

GIROTTO, Eduardo Donizeti. ESCOLA, LUGAR E PODER: UMA ANÁLISE GEOGRÁFICA A PARTIR DE SÃO CAETANO DO SUL, SP, BRASIL. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), São Paulo, Brasil, v. 15, n. 3, p. 77–89, 2011. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2011.74233. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/74233.. Acesso em: 18 abr. 2024.