PARADOXOS E COMPLEXIDADE NA GESTÃO DO MOSAICO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL CACHOEIRA DAS ANDORINHAS – OURO PRETO/MG

Autores

  • Raquel Faria Scalco Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Bernardo Machado Gontijo Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2011.74234

Palavras-chave:

Unidades de Conservação, Complexidade, Mosaico, APA Cachoeira das Andorinhas, Paradoxos.

Resumo

 

 

 O objeto de estudo da presente pesquisa é o mosaico de unidades de conservação da Área de Proteção Ambiental Cachoeira das Andorinhas, localizado em de Ouro Preto-MG. O principal objetivo deste trabalho foi entender as relações sociais de produção e utilização dos recursos naturais e as contradições que dizem respeito à sua conservação. Para tanto, a metodologia adotada foi pesquisa qualitativa, com coleta de dados primários e secundários, com a utilização de diferentes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica; pesquisa de gabinete; trabalhos de campo; leitura e análise de atas de fóruns de participação; entrevistas semi-estruturadas com agentes envolvidos na gestão do mosaico da APA; e observação possibilitada pela participação em eventos locais. Os paradoxos e as contradições próprios da gestão de realidades complexas foram identificados, analisados, agrupados em temas e descritos por meio do que se convencionou chamar de fenômenos retro-interacionais. Assim, foi feita uma análise crítica e reflexiva sobre o mosaico da APA Cachoeira das Andorinhas, verificando a adequação de seus instrumentos de gestão e identificando as contradições e os paradoxos da gestão deste mosaico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Faria Scalco, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Professora do Departamento de Turismo da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Bernardo Machado Gontijo, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2011-04-30

Como Citar

SCALCO, R. F.; GONTIJO, B. M. PARADOXOS E COMPLEXIDADE NA GESTÃO DO MOSAICO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL CACHOEIRA DAS ANDORINHAS – OURO PRETO/MG. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), [S. l.], v. 15, n. 3, p. 90-106, 2011. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2011.74234. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/74234. Acesso em: 20 set. 2021.

Edição

Seção

Artigos