CULTURA E NATUREZA NAS SOCIEDADES MODERNAS: ENSAIO SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE HOMEM E NATUREZA NAS SOCIEDADES PRODUTORAS DE MERCADORIAS

Autores

  • Adriana Marques Rocha Universidade Estadual do Ceará
  • José do Egito Araújo da Mota

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2011.74238

Palavras-chave:

Cultura. Natureza. Mercadoria. Espetáculo.

Resumo

 

O objetivo deste trabalho é entender como as sociedades em suas diferentes culturas se relacionaram com a natureza. Por esse viés objetivamos elaborar uma análise dos conceitos de cultura e natureza, especificamente nas sociedades produtoras de mercadorias. No caminho metodológico foram utilizados os conceitos de mercadoria e espetáculo, de Marx e Debord, respectivamente. Essas categorias expressam o modelo de vida dominante nas sociedades modernas. A elaboração deste ensaio compreendeu três momentos: o primeiro com a seleção e definição do objeto a ser estudado. O segundo correspondeu à revisão da literatura. O último momento foi a organização e interpretação da bibliografia selecionada, que levaram a teorizar o objeto, explicá-lo, o que possibilitou chegar às conclusões contidas nesse trabalho. Quanto à sua estrutura de exposição está constituída em quatro partes, a saber: na primeira, apresenta-se o objeto e justifica-se a pesquisa. Na segunda, analisa-se o conceito de cultura e especificamente de cultura da mercadoria. A terceira parte enfoca, especialmente, o conceito de natureza sob a lógica da cultura da mercadoria. E finalmente, conclui-se que sob a lógica da cultura da mercadoria a natureza é negada quando os ecossistemas são destruídos e as verdadeiras necessidades humanas são submetidas à lógica da valorização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Marques Rocha, Universidade Estadual do Ceará

Bacharel e licenciatura e mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

José do Egito Araújo da Mota

Bacharel e licenciado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Especialista em Administração Escolar pela Universidade Veiga de Almeida (UVA).

Downloads

Publicado

2011-04-30

Como Citar

ROCHA, A. M.; MOTA, J. do E. A. da. CULTURA E NATUREZA NAS SOCIEDADES MODERNAS: ENSAIO SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE HOMEM E NATUREZA NAS SOCIEDADES PRODUTORAS DE MERCADORIAS. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), [S. l.], v. 15, n. 3, p. 150-158, 2011. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2011.74238. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/74238. Acesso em: 23 set. 2021.

Edição

Seção

Artigos