A INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR E FAMILIAR NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL DOS DESCENDENTES DE POLONESES: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE DOM FELICIANO /RS - BRASIL.
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2012.74250Palavras-chave:
Cultura, Escola, Família, Identidade, Opressão.Resumo
Desenvolvido na perspectiva da Geografia Cultural, este trabalho aborda o processo imigratório de poloneses que no século XIX fundaram a Colônia de São Feliciano, atual município de Dom Feliciano, no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, e investiga as transformações culturais historicamente provocadas, em sua relação com as educações pública e privada. Considerando o aspecto educacional como um fator responsável tanto pela reprodução como pela transformação dos valores culturais de um grupo, analisa a influência de duas importantes instituições sociais, a família e a escola, no processo de construção da identidade cultural dos descendentes de poloneses. Constatando que a escola não acolhe os costumes tradicionalmente cultivados no ambiente familiar, e o desdobramento da investigação problematiza e destaca o risco simultâneo da invasão e da opressão cultural por parte da instituição que, por princípio, deveria se pautar pela pluralidade.
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