GEOGRAFIA NARRADA NO/DO/COM O COTIDIANO ESCOLAR: UM ESTUDO A PARTIR DO CONCEITO DE TERRITÓRIO

Autores

  • Carlos Martins Universidade de Sorocaba
  • Marcos Reigota Universidade de Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2012.74282

Palavras-chave:

Cotidiano escolar, Território, Narrativas, Desconstrução

Resumo

Este artigo apresenta um estudo a partir do conceito de território e tem como objetivo buscar no/do/com o cotidiano de duas instituições públicas estaduais localizadas no município de Itapetininga/SP os microterritórios que ocupam os seus espaços, bem como a correlação desses microterritórios com aqueles de uma região metropolitana.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carlos Martins, Universidade de Sorocaba

    Professor efetivo de Geografia do Estado de São PauloMestre em Educação ( 2011) pela Universidade de sorocaba - Uniso.

  • Marcos Reigota, Universidade de Sorocaba

    Doutor pela Universidade Católica de Louvain. Pós-doutorado na Universidade de Genebra. Bolsista de Produtividade Científica do Cnpq (nível 2). Docente do PPG em Educacão da Universidade de Sorocaba – Uniso.

Referências

BOUTANG, Pierre-André; PARNET,Claire.. O Abecedário de Gilles Deleuze. Paris: Éditions Montparnasse/Brasil: TV Escola, Ministério da Educação.Tradução e Legendas: Raccord [com modificações], A transcrição integral do vídeo encontra-se disponível em: Último acesso em: 18.07.2011.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis, Vozes, 1987.

HAESBART, Rogério. Territórios Alternativos. 2ª Edição. São Paulo: Contexto, 2006.

SAQUET, Marcos Aurélio; SPOSITO, Eliseu Savério. Territórios e territorialidades: teorias processos e conflitos (Orgs). 1ª Edição. São Paulo: Expressão Popular.

UNESP. Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2009. (Geografia em Movimento)

OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Currículos praticados: entre a regulação e a emancipação. 2ª Edição. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

SOUZA, Marcelo José Lopes de. O território: sobre espaço e poder, autonomia e desenvolvimento. In: CASTRO, Iná Elias de; GOMES, Paulo Cesar da Costa; CORRÊA, Roberto Lobato. (Orgs). Geografia: Conceitos e Temas. 9ª Edição. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006, p. 77-116.

SOUZA, Marcelo José Lopes de. “Território” da divergência (e da confusão): em torno das imprecisas fronteiras de um conceito fundamental. In: SAQUET, Marcos Aurelio; SPOSITO, Eliseu Savério (orgs). Territórios e territorialidades: teorias, processos e conflitos. 1ª Edição. São Paulo: Expressão Popular. UNESP. Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2009, p. 57-72.

Downloads

Publicado

2012-12-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MARTINS, Carlos; REIGOTA, Marcos. GEOGRAFIA NARRADA NO/DO/COM O COTIDIANO ESCOLAR: UM ESTUDO A PARTIR DO CONCEITO DE TERRITÓRIO. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), São Paulo, Brasil, v. 16, n. 3, p. 52–63, 2012. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2012.74282. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/74282.. Acesso em: 25 abr. 2024.