ANÁLISE ESPACIAL DE VISIBILIDADE (VIEWSHED) APLICADA A PRESERVACAO DE PAISAGENS CULTURAIS

Autores

  • Edenir Bagio Perin Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Francisco Henrique de Oliveira Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2013.74303

Palavras-chave:

Paisagem cultural, Cartografia, Sistema de informações geográficas, Imagens orbitais, Análise espacial de visibilidade.

Resumo

O presente trabalho está relacionado ao desenvolvimento e a identificação dos níveis de sensibilidade visual da Paisagem Cultural remanescente dos Caminhos de Tropas no Planalto de Lages, utilizando como subsídio a Cartografia e o Sistema de Informações Geográficas - SIG. Um importante processo econômico caracterizado pelo transporte de animais, principalmente muares e bovinos da região sul do Brasil e da República do Uruguai para os mercados do Sudeste, caracterizando-se com um dos principais processos de integração do território nacional ao longo dos séculos XVIII e XIX. O método utilizado está estruturado na representação digital e geométrica da área de pesquisa, através de modelos digitais e imagens orbitais. O estudo forneceu as informações sobre a localização das estruturas arqueológicas e permitiu gerar as análises espaciais de visibilidade (viewshed) cujos resultados possibilitaram identificar os níveis de sensibilidade visual da paisagem regional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Edenir Bagio Perin, Universidade do Estado de Santa Catarina
    Geógrafo formado pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) Especialista em Gestão Ambiental (UNISUL), atualmente é aluno do Mestrado Profissional em Planejamento Territorial - MPPT da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atou como técnico do Setor de Arqueologia no IPHAN/SC de 2008 a 2010, como consultor vinculado a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Atualmente é pesquisador na empresa Scientia Consultoria Científica.

Referências

AB’ SABER, Aziz. N. Os Domínios de Natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

CREMON, Édipo Henrique; FILHO, Edward Elias de Souza. Geração de MDEs para o Alto Rio Paraná através de dados ASTER e SRTM. Anais do XVIII EIAC, Londrina, 2009.

ESRI – Viewshed (Spatial Analyst) Using iewshed and Observer Points for visibility analysis (2011).

FUCKNER, Marcus André. Aplicação de imagens ASTER no estudo do ambiente urbano de São Paulo e Rio de Janeiro. INPE,

KNEIP, Andréas. O Povo da Lagoa: uso do SIG para modelamento e simulação na área arqueológica do Camacho. Tese de

Doutorado, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2004.

MOURA, Ana Clara Mourão. Geoprocessamento na gestão e planejamento urbano. Belo Horizonte. Ed. da autora, 2003.

PARMA, Gabriel Cremona. Processamento de imagem ASTER para obtenção e imagem ortorretificada do município de Palhoça, SC, Brasil. Florianópolis: INPE - Anais do XIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, p. 6019-6026, 2007.

PERIN, Edenir Bagio; BOSCATTO, Flavio; FARIAS, Deisi Scunderlick Eloy. O Sistema de Informações Geográficas (SIG) Aplicado à Análise Espacial de Sítios Arqueológicos. Estudo de caso no alto curso da bacia hidrográfica do Rio Tubarão. Artigo. Curso de Processamento das Informações Geográficas na Gestão Ambiental. Tubarão, 2008.

SANTOS, Milton. Por uma Geografia nova. 2 Ed. São Paulo: Hucitec. 1980.

Downloads

Publicado

2013-04-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PERIN, Edenir Bagio; DE OLIVEIRA, Francisco Henrique. ANÁLISE ESPACIAL DE VISIBILIDADE (VIEWSHED) APLICADA A PRESERVACAO DE PAISAGENS CULTURAIS. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), São Paulo, Brasil, v. 17, n. 1, p. 84–97, 2013. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2013.74303. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/74303.. Acesso em: 19 abr. 2024.