O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NAS ESCOLAS SOB O PONTO DE VISTA DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA

Autores

  • Ricardo Lopes Fonseca Universidade Estadual de Londrina
  • Eloiza Cristiane Torres Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2013.75437

Palavras-chave:

Educação, Surdo, Aluno, Escola, Geografia

Resumo

Este estudo engloba as principais características sobre a educação inclusiva do aluno surdo nas salas de aulas. A expectativa é que os pensamentos aqui mencionados sejam de fácil compreensão para o leitor e que consigam despertar a consciência e o senso crítico com referência à situação do modelo de inclusão de alunos surdos nas escolas públicas do Brasil. Essa discussão é direcionada para a variedade de implicações sobre o ensino de Geografia para os alunos surdos, visto que o ensino para alunos surdos deve ser visto com muita atenção, já que as propostas pedagógicas direcionadas para o indivíduo surdo têm como finalidade possibilitar o crescimento total de suas capacidades, porém, o que se percebe é que não é isso que ocorre nas salas de aulas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ricardo Lopes Fonseca, Universidade Estadual de Londrina

    Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá - UEM, Mestre pelo Programa de Mestrado em Geografia: Dinâmica Espaço Ambiental da Universidade Estadual de Londrina - UEL. Atuando principalmente nos seguintes temas: métodos e práticas em ensino de Geografia e inclusão de alunos com necessidades especiais.

  • Eloiza Cristiane Torres, Universidade Estadual de Londrina
    Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora adjunta da Universidade Estadual de Londrina.

Referências

BUENO, G. S. Surdez, linguagem e cultura. Cadernos Cedes, Campinas: Unicamp, n. 46, p. 41–56, 1998.

LACERDA, C. B. F. Um pouco da história das diferentes abordagens na educação dos surdos. Cadernos Cedes, Campinas: Unicamp, n. 46, p. 68-80, 1998.

MOURA, M. C. O surdo: caminhos para uma nova identidade. Rio de Janeiro: Revinter, 1996.

MOURA, M. C. A língua de sinais na educação da criança surda. São Paulo: Tec Art, 1993.

STEWART, D. A. Pesquisa sobre o uso de língua de sinais na educação de crianças surdas. São Paulo: Tec Art, 1993.

Downloads

Publicado

2013-12-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FONSECA, Ricardo Lopes; TORRES, Eloiza Cristiane. O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NAS ESCOLAS SOB O PONTO DE VISTA DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), São Paulo, Brasil, v. 17, n. 3, p. 46–54, 2013. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2013.75437. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/75437.. Acesso em: 25 abr. 2024.