RECONSTRUÇÃO DE PAISAGEM DA TERRA NATAL: A EXPERIÊNCIA DE TOHOKU, JAPÃO, APÓS TERREMOTO E TSUNAMI, EM 2011
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2013.75442Palavras-chave:
Terra Natal, Paisagem Cultural, Desastres Naturais, Reconstrução, JapãoResumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar a priori uma metodologia para analisar o processo de reconstrução de Tohoku no Japão, região afetada pelo terremoto/tsunami de 2011, assim também como o processo da Reconstrução da Terra Natal. Nessa fase da pesquisa será trabalhada a identificação das etapas de reconstrução através das atividades até agora realizadas. Depois da etapa inicial emergencial, estão sendo discutidos processos de realocação e reconstrução de vilarejos e cidades preservando características consideradas identitárias para a comunidade. Por fim será apresentado o processo da Reconstrução da Terra Natal, onde se propõe uma análise da consciência coletiva local e sua capacidade de reter em suas estruturas subjetivas um senso de paisagem primordial de suas identidades.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-12-30
Como Citar
GABRIEL, K.; YAMAKI, H. T. RECONSTRUÇÃO DE PAISAGEM DA TERRA NATAL: A EXPERIÊNCIA DE TOHOKU, JAPÃO, APÓS TERREMOTO E TSUNAMI, EM 2011. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), [S. l.], v. 17, n. 3, p. 115-128, 2013. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2013.75442. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/75442. Acesso em: 13 ago. 2022.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).