AS PESQUISAS SOBRE ENSINO NAS PRINCIPAIS REVISTAS DE GEOGRAFIA DO BRASIL NOS ÚLTIMOS 10 ANOS

Autores

  • Zaira Anislen Moutinho Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2013.75445

Palavras-chave:

Pesquisa, Ensino, Revisão, Agenda de pesquisa, Escola.

Resumo

O objetivo deste paper é discutir e dar visibilidade às principais linhas de pesquisa sobre ensino de geografia no Brasil. Para isso foi feita uma revisão dos artigos sobre ensino de geografia, publicados nos últimos 10 anos nas revistas qualis A de geografia, disponíveis on line. Os artigos foram classificados em seis grupos ou linhas de pesquisa, e foram sintetizadas suas principais conclusões. A partir desse trabalho apontamos algumas questões e sugerimos novos pontos para uma agenda de pesquisa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALBUQUERQUE, E.; MEDEIROS, C.; GOMES, D.; CRUZ, M. Sig-web ceará em mapas interativos, novas ferramentas na cartografia escolar. Revista Mercator, América do Norte, v. 11, n. 24, 2012.

ALBUQUERQUE, M. A autoria de livro didático de geografia em Pernambuco no século xix: uma relação entre a legislação e a elaboração. Terra Livre, Dourados/MS, ano 24, v. 2, n. 31, p. 163-171, jul./dez. 2008.

ALBUQUERQUE, M. Currículos de geografia: da abertura política aos PCNs. Revista Mercator, América do Norte, v. 4, n. 5, 2005.

BARROS, O. N. F. et al. Disparidades educacionais de Londrina-PR: o que os mapas nos revelam? Geosul, Florianópolis, v. 23, n. 46, p. 197-218, jul./dez. 2008. Disponível em: <http://www.periodicos.ufsc.br>. Acesso em: 20 maio 2012.

BRAGA, M. C. B. O ensino de geografia nas séries iniciais do ensino fundamental: uma análise dos descompassos entre a formação docente e as orientações das políticas públicas. Terra Livre, Presidente Prudente, ano 23, v. 1, n. 28, p. 129-148, jan./jun. 2007.

CAMPOS, R. R. Ditadura militar, geografia e MPB: uma proposta voltada ao ensino. GEOSUL, Florianópolis, v. 23, n. 45, 2008. Disponível em: <http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/geosul/article/view/12599/11767>. Acesso em: 17 maio 2012.

CALLAI, H. C.; CAVALCANTI, L. S; CASTELLAR, S. M. V. Lugar e cultura urbana: um estudo comparativo de saberes docentes no brasil. Terra Livre, Presidente Prudente, ano 23, v. 1, n. 28, p. 91-108, jan./jun. 2007.

CARDOSO, C. A. A. O lugar da escola na cidade: a escola normal da Parahyba no início do século XX. Terra Livre, Presidente Prudente, ano 23, v. 1, n. 28, p. 109-128, jan./jun. 2007.

CAVALCANTI, L. S. Ensinar geografia para a autonomia do pensamento (Teaching Geography in Order to Achieve Autonomy of Thought). Revista da Anpege, América do Norte, v. 7, n.1, 2011.

CORREIA, M. A. Possibilidades epistemológicas e pedagógicas da geografia humana em seu tronco humanístico cultural. Terra Livre, Presidente Prudente, ano 23, v. 2, n. 29, p. 143-162, ago./dez. 2007.

COUTO, M. A. C. Ensinar a geografia ou ensinar com a geografia? Das práticas e dos saberes espaciais à construção do conhecimento geográfico na escola. Terra Livre, São Paulo, ano 26, v. 1, n. 34, p. 109-124, jan./jun. 2010.

EEROLA, T. T. A psicogeografia no ensino de geociências no espaço construído: experiências nos shopping centers da Grande Florianópolis. Geosul, Florianópolis, v. 19, n. 37, p. 135-156, jan./jun. 2004. Disponível em:<http://www.periodicos.ufsc.br>. Acesso em: 17 maio 2012.

FONSECA, V. M.; BRAGA, S. R.; CICILLINI, g. A educação ambiental como possibilidade de unificar saberes. Terra Livre, v. 28, n. 1, p. 239-256, 2007.

GÁUDIO, R. S.; BRAGA, R. B. A geografia, a educação e a construção da ideologia nacional. Terra Livre, Presidente Prudente, ano 23, v. 1, n. 28, p. 177-196, jan./jun. 2007.

GIROTTO, E. Escola, lugar e poder: uma análise geográfica a partir de São Caetano do Sul, SP, Brasil. GEOUSP – Espaço e Tempo, América do Norte, n. 1, dez. 2011. Disponível em: <http://citrus.uspnet.usp.br/geousp/ojs2.2.4/index.php/geousp/article/view/452/264>. Acesso em: 15 maio 2012.

GOLÇALVES, A. R. Professores e conhecimentos escolares: perspectivas teórico-metodológicas de investigação em didática da geografia. Geosul, Florianópolis, v. 21, n. 42, p. 93-112, jul./dez. 2006. Disponível em: <http://www.periodicos.ufsc.br>. Acesso em: 20 maio 2012.

GONÇALVES, A. R.; ALMEIDA, R. D. O “lugar” não é mais o mesmo: articulação dos múltiploslos espaços-tempos cotidianos nas práticas escolares. Terra Livre, Presidente Prudente, ano 23, v. 2, n. 29, p. 231-246, ago./dez. 2007.

GUIMARÃES, I. Ensino de geografia, mídia e produção de sentidos. Terra Livre, Presidente Prudente, ano 23, v. 1, n. 28, p. 45-66, jan./jun. 2007.

HASSLER, M. Contribuição geográfica para o estudo do lugar (A geographical contribution for the study of the place). Revista Mercator, América do Norte, v. 8, n. 15, 2009.

KAERCHER, N. Gigante de pés de barro comendo pastel de vento num fast food? Terra Livre, Presidente Prudente, ano 23, v. 1, n. 28, p. 27-44, jan./jun. 2007.

KAERCHER, N. Quando a geografia crítica pode ser um pastel de vento (When critical geography can be ineffectual). Revista Mercator, América do Norte, v. 3, n. 6, 2004.

KATUTA, A. M. A educação docente: (re)pensando as suas práticas e linguagens. Terra Livre, Presidente Prudente, ano 23, v. 1, n. 28, p. 221-238, jan./jun. 2007.

KIMURA, S. Linguagem e produção de sentidos no ensino de geografia. Terra Livre, São Paulo, ano 26, v. 1, n. 34, p. 177-188, jan./jun. 2010.

KIMURA, S. Território de luzes e sombras: a proposta de ensino de geografia da Cenp. Terra Livre, São Paulo, ano 25, v. 1, n. 32, p. 17-30, jan./jun. 2009.

KUNZLER, E. C.; WIZNIEWSKY, C. R. F. A ideologia nos livros didáticos de geografia durante o regime militar no Brasil. Terra Livre, Presidente Prudente, ano 23, v. 1, n. 28, p. 197-220, jan./jun. 2007.

LOCH, R. E. N.; FUCKNER, M. A. Panorama do ensino de cartografia em Santa Catarina: os saberes e as dificuldades dos professores de geografia. Geosul, Florianópolis, v. 20, n. 40, p.105-128, jul./dez. 2005. Disponível em:<http://www.periodicos.ufsc.br>. Acesso em: 17 maio 2012.

MACÁRIO, M. Imagem do livro didático e planejamento do ensino em geografia: desafios a formação de conceitos espaciais. GEOgraphia, América do Norte, n. 12, nov. 2011. Disponível em: <http://www.uff.br/geographia/ojs/index.php/geographia/article/view/385/304>. Acesso em: 21 maio 2012.

MARTINS, R. Construção dos saberes docentes do professor de geografia (The construction of knowledge of teachers teacher of geography). Revista Mercator, América do Norte, v. 8, n. 16, 2009.

OLIVEIRA, A. Campesinato, ensino de geografia e escolas do campo: o conhecimento geográfico como um saber em conjunto. GEOUSP: espaço e tempo, América do Norte, n. 1, dez. 2011. Disponível em: <http://citrus.uspnet.usp.br/geousp/

ojs2.2.4/index.php/geousp/article/view/451/263>. Acesso em: 14 maio 2012.

OLIVEIRA, C. Ensino de geografia e ciências da comunicação: por uma geografia mundana (Geography and communication sciences: for an earthly geography). Revista Mercator, América do Norte, v. 3, n. 6, 2004.

PANIZZA, A.; FONSECA, F. Técnicas de interpretação visual de imagens. GEOUSP – Espaço e Tempo, América do Norte, 1, dez. 2011. Disponível em: <http://citrus.uspnet.usp.br/geousp/ojs2.2.4/index.php/geousp/article/view/448/260>. Acesso em: 15 maio 2012.

PEREIRA, S. A proposta curricular do estado de São Paulo e o cotidiano escolar. GEOUSP – Espaço e Tempo, América do Norte, mai. 2011. Disponível em: <http://citrus.uspnet.usp.br/geousp/ojs2.2.4/index.php/geousp/article/view/162/57>. Acesso em: 15 maio 2012.

REGO DA ROCHA, G. Por uma geografia moderna na sala de aula: Rui Barbosa e Delgado de Carvalho e a renovação do ensino de geografia no Brasil (For a modern geography in classroom). Revista Mercator, América do Norte, v. 8, n. 15, 2009.

RICHTER, D.; MARIN, F.; DECANINI, M. Ensino de geografia, espaço e linguagem cartográfica (Geography education, language and space mapping). Revista Mercator, América do Norte, v. 9, n. 20, 2010.

REFATTI, L. V.; REGO, N. Representações de mundo, geografias adversas e manejo simbólico: aproximações entre clínica psicopedagógica e ensino de geografia. Terra Livre, Goiânia, ano 20, v. 2, n. 23, p. 75-85, jul./dez. 2004.

SALES, M. A. Estudos em geografia: um desafio para o licenciando em pedagogia. Terra Livre, Presidente Prudente, ano 23, v. 1, n. 28, p.149-162, jan./jun. 2007.

SANTOS, M. Por uma outra globalização. Rio de Janeiro: Record, 2002.

SANTOS, R. E. Ensino de geografia e currículo: questões a partir da Lei 10.639. Terra Livre, São Paulo, ano 26, v. 1, n. 34, p. 141-160, jan./jun. 2010.

SILVA, A. M. R.; SPINELLI, J. Ensino e pesquisa: refletindo sobre a formação profissional em geografia pautada no desenvolvimento da competência investigativa. Terra Livre, v. 28, n.1, p. 163-176, 2007.

SILVA, J. L. B.; RAMIRES, R. R. Onde se constrói a identidade formativa do geógrafo e do professor de geografia? Ou ainda, é possível fazer geografia nos cursos de geografia? Terra Livre, Dourados/MS, ano 24, v. 2, n. 31, p. 173-179, jul./dez. 2008.

SILVA, V. P. O raciocínio espacial na era das tecnologias informacionais. GEOUSP – Espaço e Tempo, América do Norte, jun. 2011. Disponível em: <http://citrus.uspnet.usp.br/geousp/ojs2.2.4/index.php/geousp/article/view/248>. Acesso em: 15 maio 2012.

SILVA, V. P. O raciocínio espacial na era das tecnologias informacionais. Terra Livre, Presidente Prudente, ano 23, v. 1, n. 28, p. 67-90. jan./jun. 2007a.

SILVA, V. P. A formação do professor de geografia na era da informação. Geosul, Florianópolis, v. 22, n. 43, p. 167-198, jan./jun. 2007b. Disponível em: <http://www.periodicos.ufsc.br>. Acesso em: 18 maio 2012.

SMITH, N. Quem manda nesta fábrica de salsicha? Geosul, v. 18, n. 35, 2003. Disponível em:<http://www.periodicos.ufsc.br>. Acesso em: 18 maio 2012.

SPOSITO, M. E. B. O local, o nacional e o global na geografia e as práticas escolares. Geosul, Florianópolis, v. 17, n. 33, p. 143-168, jan./jun. 2002. Disponível em: <http://www.periodicos.ufsc.br>. Acesso em: 18 maio 2012.

STRAFORINI, R. A totalidade mundo nas primeiras séries do ensino fundamental: um desafio a ser enfrentado. Terra Livre, São Paulo, ano 18 , v. 1, n. 18, p. 95-114, jan./jun. 2002.

TEODORO, T. B. O ensino da geografia e os jovens em situação de risco social: “por uma geografia cidadã”. Terra Livre, São Paulo, ano 25, v. 2, n. 33, p. 125-138, jul./dez. 2009.

TONINI, I. Imagens nos livros didáticos de geografia: seus ensinamentos, sua pedagogia... (Pictures in geography textbooks: their lessons, their pedagogy…). Revista Mercator, América do Norte, v. 2, n. 4, 2003.

Downloads

Publicado

2013-12-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AS PESQUISAS SOBRE ENSINO NAS PRINCIPAIS REVISTAS DE GEOGRAFIA DO BRASIL NOS ÚLTIMOS 10 ANOS. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), [S. l.], v. 17, n. 3, p. 160–173, 2013. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2013.75445. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/75445.. Acesso em: 29 mar. 2024.