O conhecimento pedagógico do conteúdo na prática profissional de professores de geografia

Autores

  • Claudivan Sanches Lopes Universidade Estadual de Maringá
  • Nídia Nacib Pontuschka Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2015.79809

Palavras-chave:

Geografia, Formação do professor de Geografia, Profissionalidade, Saberes docentes, Conhecimento Pedagógico do Conteúdo.

Resumo

Descrevemos e analisamos, neste artigo, os sinais evidenciadores da produção e desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo (CPC), categoria de conhecimento docente elaborada por Lee Shulman, na prática profissional de professores de Geografia. No contexto das pesquisas que enfatizam os saberes docentes, discutimos a importância desse tipo de conhecimento para o desenvolvimento da profissionalidade docente e do fortalecimento de sua identidade profissional. Além de pesquisa bibliográfica que focaliza este tema de investigação, obtivemos dados e informações em observações de aula e entrevistas com cinco professores experientes e especialistas nessa área do currículo escolar que atuam em Maringá, PR. Buscamos demonstrar que o desenvolvimento desse tipo de conhecimento – o CPC – pelo professor é um dos signos da compreensão especial dos conteúdos geográficos que uma docência de qualidade nesta área exige e que revela, também, o domínio da profissão. Desejamos, desse modo, contribuir com os processos de formação desses professores e com o fortalecimento de sua identidade profissional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Claudivan Sanches Lopes, Universidade Estadual de Maringá
    Professor do Departamento de Geografia na Universidade Estadual de Maringá.
  • Nídia Nacib Pontuschka, Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

    Professora, Doutora, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - USP.

Referências

ALLAIN, L. R. Ser professor: o papel dos dilemas na construção da identidade profissional. São Paulo: Annablume, 2005.

ASCENÇÃO, V. O. R. Os conhecimentos docentes e a abordagem do relevo e suas dinâmicas nos anos finais do ensino fundamental. Tese (Doutorado em Geografia) – Instituto de Geociências, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009. Disponível em: . Acesso em: 13 jan. 2013.

AVALOS, B. El nuevo profesionalismo: formación docente inicial y continua. In: FANFANI, E. T. (Org.). El oficio de docente: vocación, trabajo y profesión en el siglo XXI. Buenos Aires: Siglo XXI, 2007. p. 209-237.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Setenta, 2007.

BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

BOLÍVAR, A. Conocimiento didáctico del contenido y didácticas específicas. Profesorado. Revista de Currículum y Formación del Profesorado, Granada, Espanha, ano 9, n. 2, p. 1-39, 2005. Disponível em: <http://www.ugr.es/~recfpro/rev92ART6.pdf>. Acesso em: 20 out. 2006.

CALLAI, H. C. O ensino de geografia: recortes espaciais para análise. In: CASTROGIOVANNI, A. C. et al. (Orgs.). Geografia em sala de aula: prática reflexões. Porto Alegre: UFRGS, 2001. p. 57-63.

GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí, RS: Unijuí, 1998.

GESS-NEWSOME, J.; LEDERMAN, N. G. Examining pedagogical content knowledge: the construct and its implications for science teaching. Dordrecht: Kluwer, 1999.

HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto, 2000. p. 33-61.LACOSTE, Y. A pesquisa e o trabalho de campo: um problema político para os pesquisadores, estudantes e cidadãos. Boletim Paulista de Geografia, Associação dos Geógrafos Brasileiros, São Paulo, n. 84, p. 77-92, 2006.

LIBÂNEO, J. C. Didática e epistemologia: para além do embate entre a didática e as didáticas específicas. In: VEIGA, I. P.; D’AVILA, C. (Orgs.). Profissão Docente: novos sentidos, novas perspectivas. Campinas: Papirus, 2008.

LOPES, C. S.; PONTUSCHKA, N. N. Mobilização e construção de saberes na prática pedagógica do professor de geografia. Geosaberes, Fortaleza, v. 2, n. 3, p. 89-104, 2011.

KAISER, B. O geógrafo e a pesquisa de campo. Boletim Paulista de Geografia, Associação dos Geógrafos Brasileiros, São Paulo, n. 84, p. 93-104, 2006.

MONBEIG, P. Novos estudos de geografia humana brasileira. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1957.

MONTEIRO, A. M. F. C. Ensino de história: entre saberes e práticas. Tese (Doutorado em Educação) – Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2002.

MONTERO, L. A construção do conhecimento profissional docente. Lisboa: Instituto Piaget, 2005.

MORAES, R. Análise de conteúdo. Educação, Porto Alegre, ano 22, n. 37, p. 7-37, 1999.

PONTUSCHKA, N. N. O conceito de estudo do meio transforma-se... em tempos diferentes, em escolas diferentes, com professores diferentes. In: VESENTINI, J. W. (Org.). O ensino de geografia no século XXI. Campinas: Papirus, 2004, p. 249-288.

PONTUSCHKA, N. N. A geografia: ensino e pesquisa. In: CARLOS, A. F. A. (Org.). Novos caminhos da geografia. São Paulo: Contexto. 2001. p. 111-142.

PONTUSCHKA; N. N.; PAGANELLI, T. I.; CACETE, N. H. Para ensinar e aprender geografia. São Paulo: Cortez, 2007.

RAMOS, V.; GRAÇA, A. B. S.; NASCIMENTO, J. V. O conhecimento pedagógico do conteúdo: estrutura e implicações à formação em educação física. Revista brasileira de educação física e esporte, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 161-171, 2008.

SACRISTÁN, J. G. Consciência e acção sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Profissão professor. Porto: Porto, 1995. p. 63-92.

SHULMAN, L. S. El saber y entender de la profesión docente. Estúdios Públicos, Santiago, Chile, n. 99, p. 195-224, 2005a.

SHULMAN, L. S. Conocimiento y enseñanza: fundamentos de la nueva reforma. Profesorado. Revista de Currículum y Formación del Profesorado. Granada, Espanha, ano 9, n. 2, p. 1-30, 2005b. Disponível em:<http://www.ugr.es/~recfpro/rev92ART1.pdf>. Acesso em: 27 maio 2007.

SILVA, M. P.; CARVALHO, W. L. P. O desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo de sexualidade na vivência das professoras. Ciência & Educação, Bauru, SP, v. 11, n. 1, p. 73-82, 2005.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2006.

Downloads

Publicado

2015-04-03

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

LOPES, Claudivan Sanches; PONTUSCHKA, Nídia Nacib. O conhecimento pedagógico do conteúdo na prática profissional de professores de geografia. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), São Paulo, Brasil, v. 19, n. 1, p. 76–92, 2015. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2015.79809. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/79809.. Acesso em: 8 out. 2024.