O conhecimento pedagógico do conteúdo na prática profissional de professores de geografia

Autores

  • Claudivan Sanches Lopes Universidade Estadual de Maringá
  • Nídia Nacib Pontuschka Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2015.79809

Palavras-chave:

Geografia, Formação do professor de Geografia, Profissionalidade, Saberes docentes, Conhecimento Pedagógico do Conteúdo.

Resumo

Descrevemos e analisamos, neste artigo, os sinais evidenciadores da produção e desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo (CPC), categoria de conhecimento docente elaborada por Lee Shulman, na prática profissional de professores de Geografia. No contexto das pesquisas que enfatizam os saberes docentes, discutimos a importância desse tipo de conhecimento para o desenvolvimento da profissionalidade docente e do fortalecimento de sua identidade profissional. Além de pesquisa bibliográfica que focaliza este tema de investigação, obtivemos dados e informações em observações de aula e entrevistas com cinco professores experientes e especialistas nessa área do currículo escolar que atuam em Maringá, PR. Buscamos demonstrar que o desenvolvimento desse tipo de conhecimento – o CPC – pelo professor é um dos signos da compreensão especial dos conteúdos geográficos que uma docência de qualidade nesta área exige e que revela, também, o domínio da profissão. Desejamos, desse modo, contribuir com os processos de formação desses professores e com o fortalecimento de sua identidade profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudivan Sanches Lopes, Universidade Estadual de Maringá

Professor do Departamento de Geografia na Universidade Estadual de Maringá.

Nídia Nacib Pontuschka, Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

Professora, Doutora, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - USP

Downloads

Publicado

2015-04-03

Como Citar

LOPES, C. S.; PONTUSCHKA, N. N. O conhecimento pedagógico do conteúdo na prática profissional de professores de geografia. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), [S. l.], v. 19, n. 1, p. 76-92, 2015. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2015.79809. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/79809. Acesso em: 15 out. 2021.

Edição

Seção

Artigos