A geopolítica da política externa bolivariana

  • Ana Maria Schenegoski Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Edu Silveira de Albuquerque Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Palavras-chave: Geopolítica, América do Sul, Alba, Venezuela

Resumo

O artigo realiza uma análise geopolítica do movimento antissistêmico bolivariano, destacando especialmente a formação da ALBA enquanto sistema de alianças regionais a partir da projeção de poder da Venezuela. Assim, o referencial teórico da Análise do Sistema-Mundo, de Immanuel Wallerstein, é recontextualizado para além das categorias de centro, periferia e semiperiferia, e de forma a englobar os projetos de poder nacional de atores periféricos ou semiperiféricos como a Venezuela.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Schenegoski, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Licenciada em Geografia (UEPG - 2006/2009). Mestre em Gestão do Território no Programa de Pós Graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2010/2012). Trabalha com temáticas de Relações Internacionais e Geopolítica. E-mail: anashene@hotmail.com.

Edu Silveira de Albuquerque, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Licenciatura e Bacharelado em Geografia (UFRGS, 1994/1995); Especialização em Integração Econômica e Mercosul (UFRGS, 1995); Mestrado em Geografia Humana (USP, 1998); Doutorado em Geografia (UFSC, 2007). Experiência nível superior: professor substituto da Universidade de Passo Fundo (UPF) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), professor adjunto da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), atuando em disciplinas dos cursos de licenciatura e bacharelado em geografia. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e professor permanente do Programa de Põs-Graduação e Pesquisa em Geografia da UFRN (Mestrado e Doutorado). Professor Pesquisador do EaD. Editor-Gerente da Revista de Geopolítica e da Revista Sociedade e Território. Organizador da coletânea Que País é esse? (Editora Globo), de livros paradidáticos e de artigos científicos nas áreas de geografia, história e relações internacionais. Atua na elaboração de material didático de Geografia na modalidade EaD. Temáticas de pesquisa: geopolítica e relações internacionais.
Publicado
2014-04-30
Como Citar
Schenegoski, A., & Albuquerque, E. (2014). A geopolítica da política externa bolivariana. GEOUSP Espaço E Tempo (Online), 18(1), 71-82. https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2014.81080
Seção
Artigos