Análise ambiental de remanescentes do bioma mata atlântica no litoral sul do Rio Grande do Norte – NE do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2014.81095Palavras-chave:
Ecologia da Paisagem, Fragmentos Florestais, Índice de Fragmentação.Resumo
O presente artigo tem por objetivo realizar uma análise ambiental dos remanescentes de Mata Atlântica no litoral sul potiguar, com a identificação, mapeamento e investigação individual de cada fragmento e o todo, medidos a partir de indicadores quali-quantitativos como o número de fragmentos, tamanho, forma, densidade, proporção de borda e relação de vizinhança. O mapeamento foi realizado em escala de 1:25.000 a partir de chaves de interpretação com cruzamento de informações em sistemas de geoprocessamento. Os resultados indicam que os fragmentos de Mata Atlântica apresentam predominância de áreas muito irregulares (60,39%), muito pequenas (64,08%), proporção de borda de 54,34% e má distribuição de sua densidade (setor sul), apontando que devem ser considerados como áreas prioritárias de conservação e preservação com vistas à manutenção de sua integridade ambiental.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-04-30
Como Citar
OLIVEIRA, F. F. G. de; MATTOS, J. T. de. Análise ambiental de remanescentes do bioma mata atlântica no litoral sul do Rio Grande do Norte – NE do Brasil. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), [S. l.], v. 18, n. 1, p. 165-183, 2014. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2014.81095. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/81095. Acesso em: 12 ago. 2022.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).