Miniabrigos meteorológicos: comparação e análise estatística para avaliação de eficiência
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2014.81099Palavras-chave:
Miniabrigo meteorológico, Climatologia, Biogeografia, Microclima, GeografiaResumo
No contexto das disciplinas de climatologia do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo, os trabalhos de campo permitem que os alunos da graduação pratiquem a análise climatológica, usando sensores eletrônicos instalados em miniabrigos meteorológicos projetados por professores e alunos da pós-graduação. A partir dos modelos de miniabrigos TAR, ABC e 4AS, este trabalho faz uma análise comparativa dos dados ali registrados, tomando-se como referência a Estação Meteorológica Automática (EMA) instalada nas dependências do prédio da Geografia. Assim, considerando os dados obtidos nos referidos miniabrigos e na EMA, o critério de análise da eficiência de cada um deles, será a menor amplitude térmica registrada, para uma posterior inferência dos diferentes graus de desempenho de cada modelo aqui analisado.Os dados de eficiência desses miniabrigos demonstraram que, embora todos tenham apresentado diferenças de resultados em relação à EMA, também apresentaram um desempenho bastante satisfatório em 80% de todo o período amostrado, possibilitando assim, a obtenção de bons resultados para a utilização em trabalhos acadêmicos e técnicos.
Downloads
Referências
ARMANI, G. Análise topo e microclimática tridimensional em uma microbacia hidrográfica de clima tropical úmido de altitude. Tese (Doutorado em Geografia Física) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-02022010-145510/>. Acesso em: 25 mar. 2012.
ARMANI, G.; GALVANI, E. Avaliação do desempenho de um abrigo meteorológico de baixo custo. Revista Brasileira de Agrometeorologia, Santa Maria, v. 14, p. 116-122, 2006.
AZEVEDO, T. R.; TARIFA, J. R. Miniabrigo meteorológico aspirado do Laboratório de Climatologia e Biogeografia e seu uso no estudo geográfico do clima. GEOUSP – Espaço e Tempo, São Paulo v. 10, p. 165-174, 2001.
INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS – Ibama. Plano de Manejo do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu. Brasília: Ibama, 2005.
SERAFINI JÚNIOR, S. O microclima de uma vereda degradada: estudo de caso no Parque Estadual Veredas do Peruaçu-MG. Tese (Doutorado em Geografia Física) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-08102010-110002/>. Acesso em: 10 fev. 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Sérgio Serafini Júnior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).