Bairro rural-bairro urbano: um revisão conceitual

Autores

  • Bruno Maia Halley Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2014.82793

Palavras-chave:

Bairro rural, bairro urbano, Geografia, Sociologia

Resumo

O texto se propõe a apresentar uma revisão conceitual do termo bairro, desde seus estudos iniciais centrados no espaço rural, passando por leituras posteriores dentro do contexto urbano. No Brasil, as primeiras análises, tanto na Sociologia como na Geografia, assentavam-se na conceituação de “bairros caipiras” do interior paulista, que depois se desdobraram, em meados do século passado, em análises de células urbanas no Rio de Janeiro e em São Paulo. Depois destes estudos tradicionais, e de um hiato de trabalhos sobre o bairro (1958-1982), há o advento em 1980/90, de uma nova série de estudos, estes apoiados, especialmente, em duas vertentes teóricas da Geografia: a humanista-cultural e a marxista-lefebvreana. É, pois, através destas diferentes perspectivas que o texto apoia sua revisitação conceitual sobre o bairro.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bruno Maia Halley, Universidade Federal Fluminense

    Graduado em Geografia pela UFPE, Mestre em Geografia pela UFPE e Doutorando em Geografia pela UFF.

Referências

ANDRADE, M. M. de. Bairros além-Tamanduateí: o imigrante e a fábrica no Brás, Mooca e Belenzinho. 1991. Tese (Doutorado em Geografia Humana) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.

ANGEOLETTO, F. Pirajá: um bairro e um parque – a vegetação como fator de aumento da biodiversidade e da qualidade de vida nos biomas urbanos. 2000. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Faculdade de Arquitetura, Universidade Federal da Bahia, Salvador.

BANDEIRA, L. B. Mallet – um bairro eleito e demarcado afetivamente. 1998. Monografia (Especialização em Políticas Territoriais no Estado do Rio de Janeiro). Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

BARROS, S. A. L. O que são bairros: limites político-administrativo ou lugares urbanos da cidade? O Caso de Apipucos e Poço da Panela no Recife. Recife: Livro Rápido, 2004.

BERNARDES, N. “Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Arredores de São Paulo”. Rio de Janeiro: Conselho Nacional de Geografia, 1958.

BIAJOTI, R. L. Uma Vila Paulistana: Vila Palmeira. 1979. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.

BRITO, M. S. A. de. Bento Ribeiro – Perfil de um Bairro: fragmentos do passado e da atualidade. 2000. Monografia (Graduação em Geografia). Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro.

CANNABRAVA, A. “Primeiras notas para um estudo acerca dos bairros no estado de São Paulo”. In: IX Congresso Brasileiro de Geografia, 1941, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Associação de Geógrafos do Brasil, 1941, v. 3, p. 650-652.

CARLOS, A. F. A. Espaço-tempo na metrópole – a fragmento da vida cotidiana. São Paulo: Contexto, 2001.

CARLOS, A. F. A. O Lugar no/do Mundo. São Paulo: Hucitec, 1996.

CORRÊA DA SILVA, A. A metrópole ampliada e o bairro metropolitano - o caso de São Paulo: o Bairro da Consolação. 1982. Tese (Livre-docência) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humana, Universidade de São Paulo, São Paulo.

COELHO, S. dos S. A percepção do bairro através dos diferentes modos de transporte. Monografia (Graduação em Geografia) - Instituto de Geociências, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2002.

DUARTE, Cláudio Roberto. Estilhaços da Experiência Urbana Moderna - dois bairros na metrópole de São Paulo: Tatuapé e Vila Aimoré. Dissertação (Mestrado em Geografia Humana) - Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas - USP. São Paulo, 2001.

FERNANDES, L. L. Bairros rurais do Município de Limeira – estudo geográfico. 1972. Tese (Doutorado em Geografia Humana) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.

FERNANDES, L. L. “O bairro rural dos Pires – estudo de geografia agrária”. São Paulo: Instituto de Geografia, 1971.

FERREIRA, A. B. de H. Novo dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1977.

FERREIRA DOS SANTOS, C. N. A cidade como um jogo de cartas. Niterói: EDUFF, 1988.

FERREIRA DOS SANTOS, C. N; VOGEL, Arno. Quando a rua vira casa. Rio de Janeiro: IBAM, 1985.

GARCIA, A. dos S. As mulheres da cidade D’Oxum: relações de gênero, raça e classe e organização espacial do movimento de bairro em Salvador. 2001. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Geociências – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2001.

GEORGE, P. Geografia Urbana. São Paulo: Difel, 1983.

HENRIQUE GOMES, C. Onde brota o mel... E fonte de onde brotaram tantos bairros da zona norte. 1999. Monografia (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro.

HIAKUNA, J. C. O bairro do Brás: o espaço do comércio ambulante. Dissertação (Mestrado em Geografia Humana) –Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – USP, São Paulo. 2001.

JOSÉ DE SOUZA, B. Dicionário da terra e da gente do Brasil. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 5 ed., 1961.

LIMA E SILVA, M. V. de. Desconstruindo e descortinando símbolos na Cidade de Deus. 2005. Monografia (Graduação em Geografia) - Instituto de Geociências, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

LYNCH, K. A imagem da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

MARTIN, A. R. O bairro do Brás e a deteriorização urbana. 1984. Dissertação (Mestrado em Geografia Humana) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.

MELLO, J. B. F. de. O Rio de Janeiro dos compositores da música popular brasileira – 1928/1991 – uma introdução à geografia humanística. 1991. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

MENDES, R. S. “Os bairros da zona norte e os bairros orientais”. In: AZEVEDO, Aroldo (Org.). In: A cidade de São Paulo: estudos de geografia urbana. v. 3. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1958, p. 183-255.

MULLER, N. L. “Bairros rurais no município de Piracicaba”. In: Boletim Paulista de Geografia, n. 43. Jul. 1966. São Paulo, p. 83-130.

MULLER, N. L. Tipos de Sitiante em Algumas Regiões do Estado de São Paulo. Tese (Doutorado em Geografia Humana) –Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – USP. São Paulo, 1946.

NOGUEIRA DA SILVA, R. C. As singularidades do bairro na realização da cidade – um estudo sobre as transformações na paisagem urbana do bairro da Torre na cidade de João Pessoa – PB. 1999. Dissertação (Mestrado em Geografia Humana) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.

OLIVEIRA, R. M. Perdizes: um momento do imenso movimento do mundo. Dissertação (Mestrado em Geografia Humana) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – USP. São Paulo, 1995.

PAULA, F. C. de. Geografia de bairro: territórios vividos e experiência urbana no bairro do Bosque. Campinas, 2007. Monografia (Bacharelado em Geografia) – Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, 2007.

PETRONE, P. “A região de São Luiz do Paraintiga”. In: Revista Brasileira de Geografia, V. 21, n. 3, jul./set.. Rio de Janeiro, 1959, p. 239-336.

PIZOTTI, A. M. Mangueira: um simbólico lugar forjado no ritmo do samba e no passo de seus desfilantes. 2010. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

QUEIROZ, M. I. P. de. Bairros rurais paulistas – dinâmica das relações bairro rural-cidade. São Paulo, Livraria Duas Cidades, 1973.

QUEIROZ, M. I. P. “Bairros rurais paulista – estudo sociológico”. In: Revista do Museu Paulista, n. 17, São Paulo, 1967, p. 63-210.

RAMOS, Aluísio Wellichan. Fragmentação do Espaço da/na Cidade de São Paulo: espacialidades diversas do bairro de Água Branca. Dissertação (Mestrado em Geografia Humana) – Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas - USP. São Paulo, 2001.

SCARLATO, F. C. O real e o imaginário no Bexiga: autofagia e renovação urbana no bairro. 1988. Tese (Doutorado em Geografia Humana) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.

SCHMIDT, C. B. A vida rural no Brasil: a área de Paraitinga, uma amostra representativa. São Paulo: Secretária da Agricultura, 1951.

SEABRA, O. C. de L. Urbanização e fragmentação – cotidiano e vida de bairro na metamorfose da cidade em metrópole, a partir das transformações do bairro do Limão. 2003. Tese (Livre-docência) - Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.

SEABRA, O. C. “Urbanização: bairro e vida de bairro”. In: Travessia – Revista do Migrante, n. 38, ano XIII. São Paulo: Centro de Estudos Migratórios, 2000, p. 11-17.

SERPA, A. “Cidade popular – trama de relações sócio-espaciais”. Salvador: EDUFBA, 2007.

SILVA, A. C. da. A Metrópole ampliada e o bairro metropolitano, o caso de São Paulo: o bairro da Consolação. 1982. Tese (Livre-docência) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.

SILVA DE SOUZA, F. Caracterização e apropriação social de três espaços públicos centrais, em bairros populares de Salvador. 2006. Monografia (Graduação em Geografia) - Instituto de Geociências, Universidade Federal da Bahia, Salvador.

SOARES, M. T. S. “O conceito de bairro e sua exemplificação na cidade do Rio de Janeiro”. In: Boletim Carioca de Geografia. Ano X, n. 3/4. Rio de Janeiro, 1958, p. 46-68.

SOUSA, A. C. Os Parceiros do Rio Bonito. Rio de Janeiro: José Olympio, 1964.

SOUZA, M. L. de. “O bairro contemporâneo: ensaios e abordagem política”, in: Revista Brasileira de Geografia. V. 51, n. 2, abr/jun. Rio de Janeiro, 1989, p. 139-172.

SOUZA, M. L. O Que Pode o Ativismo de Bairro Reflexão sobre as Limitações e Potencialidades do Ativismo de Bairro à Luz de um Pensamento Autonomista. 1988. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

VELHO, G. A Utopia Urbana. Rio de Janeiro: Zahar, 1973.

TOSTES, V. de O. Bangu: o nome do lugar. 1999. Monografia (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e Lugar. São Paulo: DIFEL, 1983.

TUAN, Yi-Fu. Topofilia. Um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo/Rio de Janeiro: Difusão Editorial S/A, 1980.

Downloads

Publicado

2014-12-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

HALLEY, Bruno Maia. Bairro rural-bairro urbano: um revisão conceitual. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), São Paulo, Brasil, v. 18, n. 3, p. 577–593, 2014. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2014.82793. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/82793.. Acesso em: 26 abr. 2024.