A construção do espaço social e a territorialização da memória: o caso do ex-Centro Clandestino de Detenção Mansión Seré

Autores

  • Cora Escolar Universidad de Buenos Aires, FFYL
  • Silvina Mariel Fabri Universidad de Buenos Aires, FFYL

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2014.84544

Palavras-chave:

Memória. Espaço social. Territorialização. Lugar. Âmbitos urbanos.

Resumo

O objetivo deste artigo é propor uma aproximação reflexiva da relação entre as culturas da memória e a espacialização da lembrança a partir a recuperação de um ex-centro clandestino de detenção (Mansão Serei) como lugar da memória. Nas últimas duas décadas, a proliferação de estudos sobre a construção da me- mória social localizada em espaços significativos do âmbito urbano tem cobrado um interesse e uma relevância especial dos trabalhos em ciências sociais. Espaços públicos se revistem de novos significados: a memória social requer lugares e ten- de à espacialização. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cora Escolar, Universidad de Buenos Aires, FFYL

Geógrafa. Profesora e Investigadora del Departamento e Instituto de Geografía, Facultad de Filosofía y Letras, Universidad de Buenos Aires. Becaria Doctoral del Proyecto UBACyT: “Lugares y Políticas de la Memoria. Acontecimientos, saberes, testimonios e instituciones (1955-2010).

Silvina Mariel Fabri, Universidad de Buenos Aires, FFYL

Socióloga. Profesora Titular Regular e Investigadora del Departamento e Instituto de Geografía, Facultad de Filosofía y Letras, Universidad de Buenos Aires. Investigadora Categorizada Nivel I del Sistema Nacional de Investigación, Programa de Incentivos a la Investigación, Ministerio de Cultura y Educación. Directora del Proyecto UBACyT: “Lugares y Políticas de la Memoria. Acontecimientos, saberes, testimonios e instituciones (1955-2010). Ejerce como docente de posgrado de Epistemología de las ciencias sociales y metodología de la investigación en maestrías y especializaciones de la UNSAM, UNLa y UBA.

Downloads

Publicado

2014-09-20

Como Citar

ESCOLAR, C.; FABRI, S. M. A construção do espaço social e a territorialização da memória: o caso do ex-Centro Clandestino de Detenção Mansión Seré. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), [S. l.], v. 18, n. 2, p. 446-457, 2014. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2014.84544. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/84544. Acesso em: 18 out. 2021.

Edição

Seção

Intercâmbio