Consumir ou comprar. Repensando o consumo urbano à luz da globalização

Autores

  • Carles Carreras Universidade de Barcelona

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.1999.123366

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carles Carreras, Universidade de Barcelona

    Professor Titular de Geografia Humana Universidade de Barcelona

Referências

BAUDRILLARD, J., 1970, La société de consommation. Paris, Ed. Denoél.

BEMACH i ROVIRA, N. 1994, “Els servéis a la producció" in Carreras, C. (Dir.) Geografia General dels Paisos Catalans. Barcelona, Ed. Enciclopédia Catalana; vol. 5, 283-312 pp.

BENJAM IN, W., 1972, Poesía y C apitalism o. Iluminaciones II. Madrid, Ed. Taurus.

BERMAN, M, 1985, All that's solid melts into the air, New York.

BOURDIEU, P., 1979, La distinction. Critique sociale du jugem ent. Paris, Ed. du Minuit.

BOYER, R, & DURAND, J-P, 1993, Laprès-fordisme. Paris, Syros.

CABRUJA, A., 1991, “Los mercados municipales: elementos de polaridad del urbanismo comercial" in AA.VV., El urbanismo comercial. Paterna, Generalitat Valenciana, 103-112 pp.

CAMPBELL, C., 1987, The Romantic Ethic and the Spirit of Modern Consumerism. Oxford, Ed. Basil Blackwell.

CARRERAS, C, 1992 “Consumo y desarrollo comercial urbano" in Sociedade e Territorio. Porto, Ed. Afrontamento. num. 17; 10-18 pp.

CARRERAS, C, 1993a, Geografia urbana de Barcelona. Espai mediterrani, temps europeu. Vilasar de Mar, Ed. Oikos-tau.

CARRERAS, C, 1993b, Changes in the car consumption. The car market in Spain. Research paper submitted to the European Science Foundation research group on “Rural and Urban Restructuring in Europe" Rome.

CARRERAS, C., 1994a, “Els serveis al consum" in Carreras, C. (Dir.) Geografia General dels Paisos Catalans. Barcelona, Ed. Enciclopédia Catalana; vol. 5, 107-167 pp.

CARRERAS, C., 1994b, “Os novos espaços de consumo em Barcelona" in Einisterra, Lisboa, Centro de Estudos Geográficos, num. 57; 103-117 pp.

CARRERAS, C., 1995, “Los nuevos espacios del consumo en Barcelona" Revista de Geografia, Depto. de Geografia Universitat de Barcelona; n° 2; 69-77 pp.

CARRERAS, C., Domingo, J. y Sauer, C., 1990, Les àrees de concentrado com ercial de la ciutat de Barcelona. Barcelona, COCINB.

CARRERAS, et al., 1992, “ Barcelone-Toulouse horizon 2000" in: Villes et Territoires. Toulouse, Presses Universitaires Mirail, n° 4.

CARRERAS, C., Martínez, S. & Romero, J (1999). Eis eixos comerciais metropolitans. Barcelona, Ajuntament de Barcelona.

DEBORD, G. ,1967, La Société du Spectacle. Paris Ed. Buchet. Chastel, (3rd ed. Paris, Gallimard, 1992; 170 p).

DICKEN, P. 1992, The Global Shift. The internationalization of Econom ic Activity. London, P. Chapman, 492 p.

ENRIQUE, L. i CONDE, F., 1994, Historia del consumo en España: una aproximación a sus orígenes y primer desarrollo. Madrid, Ed. Debate.

ESADE, 1987. Estilos de vida y hábitos de compra, policopy.

FERRY, L., 1990, Homo Aistheticus. Linvention du goút á l'áge dém ocrathique. Paris, Ed. B. Grasset.

FINISTERRA, 1994 monographic issue on Barcelona and Lisboa. Lisboa, Centro de Estudis Geográficos, n° 57.

GISPERTM., 1991, “Ciudad y com ercio, la experiencia del bulevard Rosa de Barcelona, in: AA.VV., E l urbanism o com ercial. Paterna, Generalitat Valenciana, 113-127 pp.

HILTON, R. (Edr.) ,1976, The Transition from Peudalism to Capitalism . London, New Left Books.

JACKSON, P., 1993, “Towards a cultural politics of consumption" in Bird, J. et al. Mapping the futures. Local cultures, global change. London, Routledge, 207-228 pp.

JACO BS, J., 1961, The Death and Life of Great American Cities. New York, Random House.

GALBRAITH, J.K ., 1958, The Affluent So ciety. Hammonsdorf, Ed. Penguin books.

LEGOFFO., 1994, Lin ven tio n du confort. Haissance d'une forme sociale. Lyon, Presses Universitaires de Lyon, 218 p.

LIPOVETZKY, G., 1986. Lempire de l'éphemere. Paris.

LITTLE, I.D.M.,1949, "A Reformulation of Consumer Behavior" in Oxford Econom ic Papers. Hew Series, vo l.l, n ° 1; 99 p.

MCCRAKEH, G., 1988, Culture and Consumption. Indiana University Press.

MILLER, D., 1995, Acknowledging consumption. A Review of new studies. London, Routledge, 342 p.

PIHTAUDI, S.M. & Frúgoli Jr., H., 1992, Shopping centers. Espaço, cultura e modernidade nas cidades brasileiras. Sao Paulo, Ed. UHESP.

POLAHYI,K, 1957 The Great Transform ation. Boston, Beacon Press.

POLAHYI, R., 1971 Prim itive, Archaic and Modem Economies. Boston, Beacon Press.

RYBCZYHSKI, W, 1986, Home. A short history of anidea. Hew York, Penguin books, 258 p.

SAHLIHS, M.D., 1977, Econom ía de la Edad de Piedra. Madrid, Akal.

SALGUEIRO, T. B,1996, Do Comércio á Distribuição. Roteiro de uma mudança. Lisboa, Celta Ed., 268 p.

SAHTOS, M., 1987, O espaço do cidadão. São Paulo, Ed. Hobel.

SAHTOS, M., 1996, A natureza do espaço, técnica e tempo, razão e em oção. São Paulo, Ed. Hucitec.

SCARDIGLI, V., 1987. LEurope des modes de vie. Paris, Ed. du CHRS.

SORK1H, M. (Edr.),1992, Variations on a Theme Park. The new American City and the End of Public Space. Hew York, The Hoonday Press, 252 p.

Downloads

Publicado

1999-08-24

Edição

Seção

Intercâmbio

Como Citar

CARRERAS, Carles. Consumir ou comprar. Repensando o consumo urbano à luz da globalização. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), São Paulo, Brasil, v. 3, n. 2, p. 81–94, 1999. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.1999.123366. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/123366.. Acesso em: 20 abr. 2024.