A reformulação da rede federal de ensino profissional como estratégia geopolítica para produzir inovação tecnológica no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2020.159877

Palavras-chave:

inovação, educação profissional, Instituto federal

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre a política de reformulação da rede federal de ensino como estratégia geopolítica do governo federal para a educação profissional e as decorrentes imbricações territoriais da produção de inovações. Trata-se do estudo das transformações na educação profissional da rede federal de ensino para a melhora da educação nacional e para a competição econômica nacional e internacional, a partir da prospecção das potencialidades territoriais para a inovação. Com base numa revisão da bibliografia e a partir da pesquisa da produção de inovações patenteadas, investiga-se a correlação entre a educação profissional e a produção de inovações. O resultado da análise aponta que a educação profissional tem ensejado a produção de inovações técnicas e tecnológicas, evidenciado a correlação dessa produção com as características dos territórios onde ficam as unidades dos Institutos Federais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mauro Sergio Pinheiro dos Santos Souza, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

    Geógrafo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, atua principalmente na área de pesquisas urbanas, políticas públicas e geografia política.

Referências

ANDIFES. ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS DIRIGENTES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR. Reforma Universitária: proposta da Andifes para a reestruturação da educação superior no Brasil. Brasília, DF: Andifes, 2004. Disponível em: http://www.andifes.org.br/wp-content/files_flutter/1364828028PropostaAndifes.pdf. Acesso em: 27 jul. 2020.

BECKER, B. K. Amazônia: geopolítica na virada do III milênio. Rio de Janeiro: Garamond, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Concepções e diretrizes da educação profissional e tecnológica: política da EPT 2003-2010. Brasília, DF: MEC, 2009. Disponível em: http://www.inmetro.gov.br/painelsetorial/palestras/Luiz_Augusto_Caldas_Pereira_Concepcoes_Diretrizes.PDf. Acesso em: 2 jul. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Subsídios para o processo de discussão da proposta de anteprojeto de Lei da Educação Profissional e Tecnológica. Brasília, DF: Setec. 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/subs_02fev05.pdf. Acesso em: 9 jun. 2019.

CAMPOLINA, B.; DINIZ, C. C. Crise global, mudanças geopolíticas e inserção do Brasil. Revista de Economia Política, v. 34, n. 4, p. 638-655, 2014. doi: https://doi.org/10.1590/S0101-31572014000400008.

CASSIOLATO, J. E.; LASTRES, H. M. M. Inovação e sistemas de inovação: relevância para a saúde. RECIIS – Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 153-162, 2007. doi: https://doi.org/10.29397/reciis.v1i1.890.

CASSIOLATO, J. E.; LASTRES, H. M. M. Sistemas de inovação e desenvolvimento: as implicações de política. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 19, n. 1, p. 34-45, 2005. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-88392005000100003.

FERRETTI, C. J. Formação profissional e reforma do ensino técnico no Brasil: anos 90. Educação & Sociedade, Campinas, v. 18, n. 59, p. 225-269, 1997. doi: https://doi.org/10.1590/S0101-73301997000200002.

FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M. Educação básica no Brasil na década de 1990: subordinação ativa e consentida à lógica do mercado. Educação & Sociedade, Campinas, v. 24, n. 82, p. 93-130, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v24n82/a05v24n82.pdf>. Acesso em: 11 jul. 2019.

FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. A gênese do Decreto n. 5.154/2004: um debate no contexto controverso da democracia restrita. Trabalho Necessário, v. 3, n. 3, p. 1-26, 2005a. Disponível em: http://forumeja.org.br/pf/sites/forumeja.org.br.pf/files/CIAVATTAFRIGOTTORAMOS.pdf. Acesso em: 11 jul. 2019.

FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. A política de educação profissional no governo Lula: um percurso histórico controvertido. Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, n. 92, p. 1087-1113, especial, out. 2005b. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302005000300017.

GRABOWSKI, G. Ensino médio integrado à educação profissional. Boletim, Brasília, DF: MEC, n. 7, p. 5-15, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf2/boletim_salto07.pdf. Acesso em: 8 jun. 2019.

IBAÑEZ, P. Geografia e Inovação: uma abordagem urgente. Espaço Aberto, Rio de Janeiro: UFRJ, v. 4, n. 1, p. 121-138, 2014. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/EspacoAberto/article/view/2437/2082. Acesso em: 11 jul. 2019.

IBAÑEZ, P. Geopolítica e inovação tecnológica: uma análise da subvenção econômica e das políticas de inovação para a saúde. Tese (Doutorado em Geografia) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-05072012-143758/pt-br.php. Acesso em: 11 jul. 2019.

INPI. INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL. Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Disponível em: https://gru.inpi.gov.br/pePI/jsp/patentes/PatenteSearchBasico.jsp. Acesso em: 8 jun. 2019.

KUENZER, A. Z. O ensino médio agora é para a vida: entre o pretendido, o dito e o feito. Educação & Sociedade, Campinas, v. 21, n. 70, p. 15-39, 2000. doi: https://doi.org/10.1590/S0101-73302000000100003.

KUENZER, A. Z.; GRABOWSKI, G. Educação profissional: desafios para a construção de um projeto para os que vivem do trabalho. Perspectiva, Florianópolis, v. 24, n. 1, p. 297-318, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article%20/download/10762/10269. Acesso em: 11 jul. 2019.

MACHADO, L. O. Sociedade urbana, inovação tecnológica e a nova geopolítica. Revista Brasileira de Geografia, Rio de Janeiro: IBGE, v. 55, n. 1/4, p. 5-13, 1993. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/115/rbg_1993_v55_n1_n4.pdf. Acesso em: 11 jul. 2019.

MANFREDI, S. M. Educação profissional no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002.

PACHECO, Eliezer. Os institutos federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. In: PACHECO, E. (Org.). Os institutos federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. São Paulo: Moderna, 2011. p. 13-32.

SOUZA, M. S. P. S. Os institutos federais de educação, ciência e tecnologia como vetores de desenvolvimento territorial no estado do Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.

Publicado

2020-12-16 — Atualizado em 2021-09-17

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A reformulação da rede federal de ensino profissional como estratégia geopolítica para produzir inovação tecnológica no Brasil. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), [S. l.], v. 24, n. 3, p. 547–562, 2021. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2020.159877. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/159877.. Acesso em: 28 mar. 2024.