DESENVOLVIMENTO SÓCIO-ESPACIAL E DINÂMICA URBANA DA ZONA SUL DA CIDADE DE UBERLÂNDIA

Autores

  • Kátia Nunes da Silva Sem Registro de Afiliação
  • Vitor Ribeiro Filho Sem Registro de Afiliação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2012.74253

Palavras-chave:

Geografia, Cidade, Dinâmica Urbana, Diferenciação Sócioeconômica, Zona Sul de Uberlândia.

Resumo

O crescimento urbano das metrópoles, bem como das cidades médias, reflete graves problemas sociais, sobretudo, para a população de baixa renda. Sendo assim, a presente pesquisa promoveu um estudo da expansão urbana do município de Uberlândia com enfoque na compreensão da dinâmica de desenvolvimento urbano estabelecido na zona Sul da cidade, em função da intensa diferenciação socioeconômica que constitui a referida região. Neste sentido, foi imprescindível realizar a caracterização do surgimento e evolução de desenvolvimento urbano da zona Sul, analisando a presença do processo contraditório de desigualdade social instaurado na região, visando identificar na cidade os problemas oriundos deste processo. Os procedimentos metodológicos utilizados na pesquisa compreenderam pesquisa bibliográfica, trabalhos de campo, os quais adquirem fundamental importância na averiguação empírica das questões apresentadas nos objetivos, visto que as idas a campo são viabilizadas pelo seu caráter prático ao local de estudo e facilita a compreensão da realidade por meio da aquisição de material fotográfico, bem como análise das informações coletadas e redação final do artigo. Além disso, a utilização de mapas e fotografias aéreas também pode viabilizar a compreensão do trabalho, pois, permite a representação efetiva da realidade, a fim de clarear e simplificar o conteúdo apresentado na pesquisa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Kátia Nunes da Silva, Sem Registro de Afiliação

    Instituto de Geografia/Planejamento Urbano e Regional.

  • Vitor Ribeiro Filho, Sem Registro de Afiliação

    Instituto de Geografia/Planejamento Urbano e Regional.

Referências

ARAÚJO SOBRINHO, Fernando Luiz. Produção do Espaço e Evolução Urbana da Área Central de Uberlândia/MG. Dissertação de Mestrado, Publicação FAU. DM. Brasília: Mestrado em Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília, 1998.

BEAUJEU-GARNIER, Jacqueline. Geografia Urbana. Tradução de Raquel Soeiro de Brito. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1997.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE – Censo 2010 - Disponível em: . Acesso em 17 de fevereiro de 2010.

JORNAL CORREIO DE UBERLÂNDIA. CLASSIFICADOS. Disponível em:<http://www.classificadosdeuberlandia.com.br/index.php>. Acesso em 02 de maio de 2011.

GEOeasy – Geotecnologias & Meio Ambiente. Disponível em <http://geoeasy.com .br/blog/?p=520>. Acesso em 02 de maio de 2011.

MASTERPLAN - Plano Diretor Físico-Territorial Câmpus Glória. Universidade Federal de Uberlândia. Disponível em:<http://www.campusgloria.ufu.br/sites/campusgloria.ufu.br/files/Master_plan.pdf>. Acesso em 09 de março de 2011.

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERLÂNDIA – Plano Diretor Municipal (2006). Disponível em < www.uberlandia.mg.gov.br>. Acesso em 25 de fevereiro de 2011.

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERLÂNDIA – Plano Diretor Municipal (2006). Secretaria Municipal de Planejamento Urbano. Disponível em: . Acesso em 02 de março de 2011.

SOARES, Beatriz Ribeiro. Habitação e produção do espaço em Uberlândia. 1988, 290 f.223. Dissertação (Mestrado em geografia humana) USP, São Paulo.

SOARES, Beatriz Ribeiro. Uberlândia: da cidade jardim ao portal do cerrado – imagens e representações no Triângulo Mineiro. 1995. 366f. Tese (Doutorado em Geografia) – Departamento de Geografia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1995.

SOARES, Beatriz Ribeiro. Habitação e Produção do Espaço em Uberlândia. Dissertação de Mestrado, São Paulo, FFCH/USP, 1998.

Downloads

Publicado

2012-08-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SILVA, Kátia Nunes da; FILHO, Vitor Ribeiro. DESENVOLVIMENTO SÓCIO-ESPACIAL E DINÂMICA URBANA DA ZONA SUL DA CIDADE DE UBERLÂNDIA. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), São Paulo, Brasil, v. 16, n. 2, p. 69–78, 2012. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2012.74253. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/74253.. Acesso em: 19 abr. 2024.