Geografia e português no estudo do meio – metodologia interdisciplinar de ciências humanas: a entrevista
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2014.82707Palavras-chave:
Moradia. Entrevista. Estudo do Meio. Formação de Professores. Interdisciplinaridade.Resumo
Esta é uma pesquisa realizada com professores, em 2008, em Guarulhos – SP, cidade industrial. Foi utilizada a entrevista no trabalho de campo do Estudo do Meio com abordagem interdisciplinar que envolve Geografia e Português. O objetivo foi entender as relações dos moradores com Guarulhos em que a especulação imobiliária é crescente e tem como resultado acelerada urbanização e insuficiência de moradia. Tomamos Lefebvre como suporte teórico para entender a produção do espaço e as representações sociais dos moradores, e Bakhtin para compreender a noção de dialogismo. As produções musicais de Adoniran Barbosa foram analisadas para desencadear o processo da pesquisa. Esta metodologia auxiliou os docentes a realizar entrevistas com os moradores de Lavras e Jardim City, Guarulhos.
Downloads
Referências
AMORIM, M. O pesquisador e seu outro: Bakhtin nas ciências humanas. Musa, 2001.
BAKHATIN, M. Estética da criação verbal. Trad. P. Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BEGA DOS SANTOS, C. B. Rochdale e Alphaville: formas diferenciadas de apropriação e ocupação da terra na metrópole paulistana. Tese (Doutorado em Geografia Humana) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1994.
BONDUKI, N.; ROLNIK, R. Periferias. Cadernos de Pesquisa Prodeur, São Paulo: FAU-USP, n. 2, 1979.
DELIZOICOV, D.; ZANETIC, J. A proposta de interdisciplinaridade e o seu impacto no ensino municipal de 1º grau. In: PONTUSCHKA, N. N. (Org.). Ousadia no diálogo: interdisciplinaridade na escola pública. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2001.
DELIZOICOV, D. A proposta de interdisciplinaridade e o seu impacto no ensino municipal de 1º grau. In: PONTUSCHKA, N. N. (Org.). Ousadia no diálogo: interdisciplinaridade na escola pública. São Paulo: Loyola, 1993. p. 9-15.
LEFEBVRE, H. O direito à cidade. São Paulo: Moraes, 1991.
LEFEBVRE, H. La présence et l’absence: contribution à la théorie des représentations. France: Casterman, 1980.
KOWARICK, L. A espoliação urbana. São Paulo: Paz e Terra, 1979.
PONTUSCHKA, N. N. O conceito de estudo do meio transforma-se… Em tempos diferentes, em escolas diferentes, com professores diferentes. In: VESENTINI, J. W. O ensino de geografia no século XXI. 3. ed. São Paulo: Papirus, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Nídia Nacib Pontuschka, Eulina Pacheco Lutfi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).