Em diversos pontos da rede: divisão territorial das operações de Contact Center no Brasil

Autores

  • Marina Castro Almeida Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2014.83537

Palavras-chave:

empresas de Contact Center, divisão territorial do trabalho, uso corporativo do território, desenvolvimento geográfico desigual, ajuste espacial.

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar a apropriação do desenvolvimento geográfico desigual brasileiro pelas empresas de Contact Center. A constituição e expansão das operações brasileiras de teleatendimento estão atreladas às privatizações do setor de telecomunicações, com a aquisição das empresas estatais por grandes transnacionais, e a consequente terceirização dos serviços a partir do final da década de 1990. A análise da divisão territorial do trabalho das empresas Contact Center revela a presença de forças centrípetas, com a manutenção do controle nas principais metrópoles brasileiras, e centrífugas, com a dispersão das unidades de produção para os centros urbanos não metropolitanos e para a região Nordeste. O uso seletivo da densidade técnica e informacional do território brasileiro permite às empresas a incorporação lucrativa de áreas onde os recursos, principalmente, capital e trabalho, são desvalorizados.

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Biografia do Autor

  • Marina Castro Almeida, Universidade de São Paulo

    Possui graduação em pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2013), com estágio de doutoramento no Graduate Center (City University of New York) sob supervisão do Professor Neil Smith. Tem experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Econômica e Redes Geográficas, atuando principalmente nos seguintes temas: globalização, desenvolvimento geográfico desigual, distribuição territorial dos serviços prestados às empresas e precarização do trabalho.

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2014-12-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Em diversos pontos da rede: divisão territorial das operações de Contact Center no Brasil. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), [S. l.], v. 18, n. 3, p. 512–530, 2014. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2014.83537. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/83537.. Acesso em: 28 mar. 2024.