O estudo do meio sobre a cidade e o urbano na geografia: (re)pensar a prática de ensino na escola é necessário?

Autores

  • Marlene Macário Oliveira Universidade Estadual da Paraiba

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2014.90070

Palavras-chave:

Geografia Escolar. Livro didático. Estudo do Meio. Cidade. Urbanização.

Resumo

Quando restrita ao uso do livro didático, a geografia escolar se afasta da com- preensão crítico-reflexiva dos conteúdos da cidade e do urbano, praticando um ensino mecânico e funcional, arquétipo de aulas excludentes e segregacionistas da dos habitantes da urbe, inclusive os educandos. Nessa perspectiva, este trabalho discute a contribuição do estudo do meio a partir do lócus das experiências dos alunos para o estudo da complexidade que envolve o tema no processo de ensino- -aprendizagem em geografia. Construir um olhar crítico e investigativo sobre a ci- dade e o processo de urbanização contemporânea, incluindo a crítica à exclusão, à pobreza, à violência e aos diferentes tipos de segregação no currículo escolar, favorece a construção de identidades socioespaciais e o exercício da cidadania.

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Biografia do Autor

  • Marlene Macário Oliveira, Universidade Estadual da Paraiba

    Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, professora do Curso de Geografia da Universidade Estadual da Paraiba, Guarabira, PB.

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Publicado

2014-12-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

OLIVEIRA, Marlene Macário. O estudo do meio sobre a cidade e o urbano na geografia: (re)pensar a prática de ensino na escola é necessário?. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), São Paulo, Brasil, v. 18, n. 3, p. 609–623, 2014. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2014.90070. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/90070.. Acesso em: 20 abr. 2024.